sábado, 3 de outubro de 2020

Liturgia Diária - A volta dos setenta e dois discípulos.


Vangelo del 6 ottobre Lc 10, 17-24 – Una sola cosa….. sulle orme del  maestro. " Venite in disparte, in un luogo solitario e riposatevi un pò "

1a Leitura - Jó 42,1-3.5-6.12-16
Leitura do livro de Jó.

42 1 Jó respondeu ao Senhor nestes termos:
2 “Sei que podes tudo, que nada te é muito difícil.
3 Quem é que obscurece assim a Providência com discursos ininteligíveis? É por isso que falei, sem compreendê-las, maravilhas que me superam e que não conheço.
5 Meus ouvidos tinham escutado falar de ti, mas agora meus olhos te viram.
6 É por isso que me retrato, e arrependo-me no pó e na cinza”.
12 O Senhor abençoou os últimos tempos de Jó mais do que os primeiros, e teve Jó quatorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas.
13 Teve também sete filhos e três filhas:
14 chamou a primeira Jêmina, a segunda Quetsia e a terceira Queren-Hapuc.
15 Em toda a terra não poderiam ser encontradas mulheres mais belas do que as filhas de Jó. E seu pai lhes destinou uma parte da herança entre seus irmãos.
16 Depois disso, Jó viveu ainda cento e quarenta anos, e conheceu até a quarta geração dos filhos de seus filhos.
Palavra do Senhor.


Salmo - 118/119

Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo
E ensinai-me vossas leis e mandamentos.

Dai-me bom senso, retidão, sabedoria,
Pois tenho fé nos vossos santos mandamentos!

Para mim foi muito bom ser humilhado,
Porque assim eu aprendi vossa vontade!

Sei que os vossos julgamentos são corretos,
E com justiça me provastes, ó Senhor!

Porque mandastes, tudo existe até agora;
Todas as coisas, ó Senhor, vos obedecem!

Sou vosso servo: concedei-me inteligência,
Para que eu possa compreender vossa aliança!

Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina,
Ela dá sabedoria aos pequeninos.

Evangelho - Lucas 10,17-24
Aleluia, aleluia, aleluia.
Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

Naquele tempo, 10 17 voltaram alegres os setenta e dois discípulos, dizendo: “Senhor, até os demônios se nos submetem em teu nome!”
18 Jesus disse-lhes: “Vi Satanás cair do céu como um raio.
19 Eis que vos dei poder para pisar serpentes, escorpiões e todo o poder do inimigo.
20 Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos estão sujeitos, mas alegrai-vos de que os vossos nomes estejam escritos nos céus”.
21 Naquele mesma hora, Jesus exultou de alegria no Espírito Santo e disse: “Pai, Senhor do céu e da terra, eu te dou graças porque escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, bendigo-te porque assim foi do teu agrado.
22 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.
23 E voltou-se para os seus discípulos, e disse: “Ditosos os olhos que vêem o que vós vedes,
24 pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram”.

Palavra da Salvação.

 Reflexão

A palavra de Deus, que chega até a nós, no evangelho de hoje, começa falando-nos do retorno dos 72 discípulos enviados por Jesus em missão. Com muita alegria, eles prestam conta à Jesus, da missão realizada com sucesso! Jesus se alegra com eles, mas lhes faz um alerta, no sentido de que eles não se envaidecessem com o poder que lhes fora dado por Ele: “Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu.”

Ao  constatar, que o projeto de Deus, começava a se desenvolver no mundo, através dos pequenos, seus primeiros discípulos, pessoas simples, sem nenhuma escolaridade, Jesus exultou no Espírito Santo dizendo: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes,
e as revelaste aos pequeninos.”

O texto chama a nossa intenção, sobre a importância da humildade, o cargo que exercemos em nossas comunidades é para o serviço a Deus e não para sermos condecorados...

Com a sua vida, Jesus nos mostrou o caminho da humildade, caminho este, que Ele  percorreu, se misturando aos pequenos...

O Reino de Deus, começou e continua se expandindo aqui na terra, através da fidelidade e da disposição dos pequenos, daqueles que se prontificam a trabalhar para o crescimento do Reino... Os pequenos, representados neste texto, pelos os 72 discípulos, foram os primeiros a responderem positivamente ao anuncio do Reino,  a absorverem a mensagem salvífica de Jesus, não, pela a inteligência, mas pela a abertura do coração à graça de Deus!

Ao esconder dos sábios e entendidos as maravilhas do Reino e revelá-las aos pequenos, Deus assegurou que a sua palavra, não somente permanecesse no mundo, como também, frutificasse no mundo de geração a geração. Se revelada aos “sábios e entendidos” a palavra de Deus poderia seria distorcida, pois haveria o risco de eles interpretá-la, segundo as suas conveniências...

A palavra de Deus, anunciada por Jesus, só pode ser Interpretada à luz da fé, do contrário, ela será sufocada como uma planta nascida no espinheiro. Esta palavra de vida, só encontra resposta, no coração de quem se faz pequeno...

 


 Olivia Coutinho

Nenhum comentário: