quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Liturgia Diária - "A quem muito foi dado, muito será pedido!"

 Evangelho do dia - 25/10/2017 - Ficai atentos - Lc 12,39-48 - YouTube

1a Leitura - Efésios 3,2-12
Leitura da carta de são Paulo aos Efésios.

3 2 Vós deveis ter aprendido o modo como Deus me concedeu esta graça que me foi feita a vosso respeito.
3 Foi por revelação que me foi manifestado o mistério que acabo de esboçar.
4 Lendo-me, podereis entender a compreensão que me foi concedida do mistério cristão,
5 que em outras gerações não foi manifestado aos homens da maneira como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas.
6 A saber: que os gentios são co-herdeiros conosco (que somos judeus), são membros do mesmo corpo e participantes da promessa em Jesus Cristo pelo Evangelho.
7 Eu me tornei servo deste Evangelho em virtude da graça que me foi dada pela onipotente ação divina.
8 A mim, o mais insignificante dentre todos os santos, coube-me a graça de anunciar entre os pagãos a inexplorável riqueza de Cristo,
9 e a todos manifestar o desígnio salvador de Deus, mistério oculto desde a eternidade em Deus, que tudo criou.
10 Assim, de ora em diante, as dominações e as potestades celestes podem conhecer, pela Igreja, a infinita diversidade da sabedoria divina,
11 de acordo com o desígnio eterno que Deus realizou em Jesus Cristo, nosso Senhor.
12 Pela fé que nele depositamos, temos plena confiança de aproximar-nos junto de Deus.
Palavra do Senhor.

Salmo - Is 12

Com alegria bebereis do manancial da salvação.

Eis o Deus, meu salvador, eu confio e nada temo;
o Senhor é minha força, meu louvor e salvação.
com alegria bebereis do manancial da salvação.

E direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor,
invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas,
entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.

Louvai, cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos,
publicai em toda a terra suas grandes maravilhas!
Exultai, cantando alegres, habitantes de Sião,
porque é grande em vosso meio o Deus santo de Israel!”

Evangelho - Lucas 12,39-48
Aleluia, aleluia, aleluia.
Vigiai, diz Jesus, vigiai, pois, no dia em que não esperais, o vosso Senhor há de vir (Mt 24,42.44).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 12 39 disse Jesus: “Sabei, porém, isto: se o senhor soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria sem dúvida e não deixaria forçar a sua casa.
40 Estai, pois, preparados, porque, à hora em que não pensais, virá o Filho do Homem”.
41 Disse-lhe Pedro: “Senhor, propões esta parábola só a nós ou também a todos?”
42 O Senhor replicou: “Qual é o administrador sábio e fiel que o senhor estabelecerá sobre os seus operários para lhes dar a seu tempo a sua medida de trigo?
43 Feliz daquele servo que o senhor achar procedendo assim, quando vier!
44 Em verdade vos digo: confiar-lhe-á todos os seus bens.
45 Mas, se o tal administrador imaginar consigo: ‘Meu senhor tardará a vir’, e começar a espancar os servos e as servas, a comer, a beber e a embriagar-se,
46 o senhor daquele servo virá no dia em que não o esperar e na hora em que ele não pensar, e o despedirá e o mandará ao destino dos infiéis.
47 O servo que, apesar de conhecer a vontade de seu senhor, nada preparou e lhe desobedeceu será açoitado com numerosos golpes.
48 Mas aquele que, ignorando a vontade de seu senhor, fizer coisas repreensíveis será açoitado com poucos golpes. Porque, a quem muito foi dado, muito será pedido. Quanto mais se confiar a alguém, dele mais se há de exigir”.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, vem nos alertar sobre o perigo que corremos quando andamos distraídos. São nas nossas distrações, que o inimigo encontra brecha para nos roubar de Deus, colocando a perder a nossa salvação alcançada por Jesus na cruz! Conscientizar, de que o nosso tempo de vida terrena é curto e que este tempo é o único espaço sagrado que Deus nos concede para buscarmos em Jesus o nosso encontro definitivo com Ele, é o primeiro passo de quem deseja estar protegido conta o inimigo, preparado para a segunda vinda do Senhor Jesus. Não podemos perder tempo, pois é durante esta nossa curta passagem pela terra que temos a oportunidade de construirmos a nossa morada no céu. Com o seu sangue, Jesus abriu a porta do céu para nós, recusar esta graça, é a maior ingratidão ao nosso Criador que nos criou para a vida e não para a morte. Mesmo com tantas ingratidões, Jesus não desiste de nós, Ele insiste conosco, não quer encontrar nenhum de nós em situação de pecado, no momento de sua segunda  vinda: “Vós também ficai preparados! Porque o Filho do homem vai chegar na hora em que menos o esperardes! Pedro, o discípulo que não guardava dúvidas e que por isso, nos ajudou muito, pergunta a Jesus: “Senhor, tu contas essa parábola para nós ou para todos?” Jesus responde a Pedro, com outra parábola: “Quem é o administrador que o Senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa?” “Feliz o empregado que o patrão ao chegar, encontrar agindo assim!” Com estas palavras, Jesus afirma que aquela parábola, dentro daquele contexto, era primeiramente endereçada aos discípulos (o pequeno rebanho), especialmente a Pedro, que mais tarde, seria o administrador, um líder à serviço do seu povo! E hoje, esta parábola é endereçada a cada um de nós que nos propomos a seguir Jesus, que conhecemos os seus ensinamentos.

Nós, que recebemos todas as orientações de Jesus, através de seus ensinamentos para bem administrar o que é de Deus, seremos muito mais cobrados do que aqueles que não tiveram a oportunidade de conhecer o evangelho. A responsabilidade de quem conhece os ensinamentos de Jesus, é muito maior. “A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito será exigido!” Seremos muito mais cobrados pelo o que poderíamos ter feito e não fizemos, do que pelos os erros que cometemos.

O desafio de quem busca a eternidade, é não desanimar diante as adversidades da vida. É servindo ao outro, é partilhando a vida, que estaremos nos preparando para o nosso encontro definitivo com o Pai.


Reflexão de Olivia Coutinho

Nenhum comentário: