quinta-feira, 16 de outubro de 2014

LITURGIA DIÁRIA - PEÇAM CONTAS DO SANGUE DE TODOS PROFETAS.

 
Primeira Leitura (Ef 1,1-10)
 
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.
1Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos e fiéis em Cristo Jesus: 2a vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
3Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda a bênção do seu Espírito em virtude de nossa união com Cristo, no céu. 4Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor.
5Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão da sua vontade, 6para o louvor da sua glória e da graça com que ele nos cumulou no seu Bem-amado. 7Pelo seu sangue, nós somos libertados. Nele, as nossas faltas são perdoadas, segundo a riqueza da sua graça, 8que Deus derramou profusamente sobre nós, abrindo-nos a toda a sabedoria e prudência.
9Ele nos fez conhecer o mistério da sua vontade, o desígnio benevolente que de antemão determinou em si mesmo, 10para levar à plenitude o tempo estabelecido e recapitular em Cristo, o universo inteiro: tudo o que está nos céus e tudo o que está sobre a terra. 

Responsório (Sl 97)
 
O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.
O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.
 
Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.
O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.
Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!
Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave! Aclamai, com os clarins e as trombetas, ao Senhor, o nosso Rei!
Evangelho (Lc 11,47-54)
 
Naquele tempo, disse o Senhor: 47“Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas; no entanto, foram vossos pais que os mataram. 48Com isso, vós sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos.
49É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles, 50a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a criação do mundo, 51desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu vos digo: serão pedidas contas disso a esta geração. 52Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar”.
53Quando Jesus saiu daí, os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal, e a provocá-lo sobre muitos pontos. 54Armaram ciladas, para pegá-lo de surpresa, por qualquer palavra que saísse de sua boca.

Reflexão
 
Peçam contas do sangue de todos os profetas, desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias.
Neste Evangelho, Jesus continua fazendo críticas aos mestres religiosos do seu tempo. Críticas que valem também para nós, pois todos temos de prestar contas a Deus dos nossos atos.
O fato de os fariseus construírem túmulos para os profetas que os antepassados deles mataram, é como que a continuação do gesto criminoso dos antepassados.
Por outro lado, é uma hipocrisia porque agora, que os profetas estão mortos, são exaltados com belos túmulos, sendo que esta geração continuará o crime dos seus antepassados, matando o maior dos profetas, Jesus Cristo. É fácil exaltar um profeta que já morreu, porque não está aqui para nos cutucar e denunciar. Nós hoje continuamos essa pecado que, por exemplo, exaltamos os papas do passado e criticamos o atual; exaltamos os líderes antigos da nossa Comunidade e criticamos os atuais. O fato de construir belos túmulos para os profetas que foram assassinados no passado, mostra que os antepassados no fundo sabiam que o problema não estava nos profetas mas neles mesmos. Tanto que agora seus próprios filhos os exaltam, pintando seus túmulos.
Profetas são todos os que nos ensinam a Palavra de Deus, desde a catequista até o Papa.
O Antigo Testamento tinha grande veneração pelas três principais instituições que dirigiam o Povo de Deus: os profetas, os sacerdotes e os reis. Eles eram ministros de Deus no serviço de ensinar (profetas), de santificar (sacerdotes) e de governar (reis). Trabalhando em conjunto, essas três instituições deviam manter a Aliança com Deus.
A Bíblia enumera 104 profetas, dos quais 49 não são conhecidos pelo seu nome. Dezessete profetas deixaram-nos a sua mensagem por escrito. São os livros proféticos, entre os quais se destacam os livros dos quatro profetas chamados maiores: Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel.
De modo geral, todos os profetas sofreram perseguições e vários foram mortos violentamente. O que os profetas mais denunciavam era a separação entre a fé e a vida. E eles “davam nomes aos bois”, a começar pelos chefes do povo. Isso, é claro, resultava na perseguição a eles.
Jesus pediu, várias vezes, para acolhermos bem os profetas, pois é o próprio Deus que no-los envia. “Quem vos recebe, é a mim que está recebendo; e quem me recebe, está recebendo aquele que me enviou. Quem receber um profeta, por ele ser profeta, receberá a recompensa de profeta” (Mt 10,40-41).
“Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar.” Eles impediam porque explicavam as Escrituras de forma tão elevada e teórica que acabavam impedindo o povo de entender as Escrituras.
“Quando Jesus saiu daí, os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal...” A reação foi negativa. Em vez de refletirem sobre as denúncias de Jesus, partiram logo para o ataque. E ainda um ataque covarde: Armando ciladas para pegar Jesus de surpresa. É sempre assim, as pessoas não ficam neutras diante de Jesus. Quem não está do seu lado, passa a lutar contra ele. E é bom lembrar que Jesus está presente hoje na sua Igreja, que é una e santa.
 Que Maria Santíssima nos ajude a ser bons profetas e profetizas do Senhor.
 
 
 
 
 
 
 
Pe Queiroz



Nenhum comentário: