segunda-feira, 28 de julho de 2014

ANGÚSTIA.

 



O que significa angústia ? Angústia significa inquietude profunda que oprime o coração. Ansiedade física acompanhada de opressão dolorosa. Grande aflição acompanhada de opressão e tristeza.
Quantas vezes nós também sentimos angústia. Davi no Salmos 13 expressa esse mesmo sentimento de perturbação e inquietude, vamos refletir sobre ele:

No v.1 ele expressa: “Até quando, Senhor? Para sempre te esquecerás de mim? Até quando esconderás de mim o teu rosto?” 
Quantas vezes nós como Davi não nos sentimentos esquecidos por Deus? Pensando que Deus deve ter tanta coisa mais interessante para fazer que nossas lutas para Ele nem importam mais?. Temos muitas vezes a plena convicção de que Deus se escondeu de nós. De que Deus não se importa. Muitas vezes tomamos o silêncio de Deus como uma “punição” para nossas vidas e se já nos achávamos desamparados e tristes, pioramos porque pensamos que a “ultima pessoa” com a qual poderíamos contar nos desamparou. 

v.2 – “Até quando terei inquietações e tristeza no coração dia após dia? Até quando o meu inimigo triunfará sobre mim?” 
Como Davi, chega um ponto que nos sentimos tão cansados e desgastados com as lutas que nossa vida passa a ser só tristeza, incerteza, dúvida, desanimo e dor. Sentimos como se estivéssemos no chão caídos, feridos, como se nosso inimigo se preparasse para dar o golpe final. Olhamos para cima, tentando ver a Deus, e sentimos como se Deus estivesse se escondendo atrás de uma densa nuvem de tempestade.

v.3“Olha para mim e responde, Senhor meu Deus. Ilumina os meus olhos, do contrário dormirei o sono da morte;”
A angústia é tamanha que sentimos como se uma ferida fosse explodir em todo nosso corpo e  não fossemos suportar. Chegamos a desejar a morte e sem forças muitas vezes até pensamos erroneamente em aceitar que talvez a morte seria melhor do que essa dor tão grande que sentimos.

v.4 – “os meus inimigos dirão: "Eu o venci", e os meus adversários festejarão o meu fracasso.”
Desgastados, prostrados e sem forças para caminhar. “Contemplamos” como miragem a “vitória” de nossos inimigos. E sentimos mais dor por imaginar a vergonha de nosso fracasso.

Reflexão

Todo aquele que é filho de Deus e passa por todos esses sentimentos descritos acima deve saber que Deus também trabalha no silêncio. Deus não deseja te ver prostrado. Deus não se escondeu de você.  A sua luta, os seus sentimentos, as suas angústias são sim importantes para Deus. Ele não te abandonou.
O Senhor deseja que você renove as suas forças nEle. Ele vai te ajudar a se levantar. Ainda que você esteja prostrado, ferido pelos açoites do inimigo. Deus é o Deus da cura. Ele não esta escondido atrás dessa nuvem de tempestade. Ele está ao seu lado segurando a sua mão, te erguendo e empunhando uma espada para lutar contra o seu adversário.
Não deseje a morte. Deus te deu a vida, para que você a viva nEle. A sua vida é dEle. Deixe Ele tratar e cuidar de suas feridas. Entregue para ele essa angustia, essa dor que te persegue e já se enraizou em seu coração. O inimigo não vai triunfar em sua vida, permita que Deus esteja com você e passe com você pelos vales que você tiver que passar.
Saiba, o gozar a vida eterna com Cristo é o maior triunfo de todo aquele que é filho de Deus.
Não tenha medo do fracasso. Escolha acreditar e seguir aquEle que já venceu o mundo. Suas dores e decepções hoje, são pequenos obstáculos na sua caminhada com Deus. São obstáculos sim, mas com Deus são obstáculos possíveis de serem superados. O importante é não sair desse caminho: ande, engatinhe, se arraste, chorando ,ferido , sofrendo, mas nunca perca a direção e o alvo que esta a sua frente, que é Jesus Cristo.
O amor de Deus expresso em Cristo é a nossa maior vitória!
E assim, diga como Davi:
v.5 e 6: Eu, porém, confio em teu AMOR; o meu coração exulta em tua SALVAÇÃO. Quero cantar ao Senhor pelo bem que me tem feito.

Nenhum comentário: