segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Apresentação de Nossa Senhora - Comprometa-se a fazer parte da família de Jesus.

 Grupo de Oração Semeando a Paz: LITURGIA DIÁRIA - EIS MINHA MÃE E MEUS  IRMÃOS
Primeira Leitura: Zacarias 2,14-17

Leitura da profecia de Zacarias14“Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. 15Muitas nações se aproximarão do Senhor naquele dia e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a ti. 16O Senhor entrará em posse de Judá, como sua porção na terra santa, e escolherá de novo Jerusalém. 17Emudeça todo mortal diante do Senhor, ele acaba de levantar-se de sua santa habitação”. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: Lc 1

O Poderoso fez por mim maravilhas, / e santo é o seu nome.

1. A minha alma engrandece ao Senhor, / e se alegrou o meu espírito em Deus, meu salvador. – R.

2. Pois ele viu a pequenez de sua serva, / desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. / O Poderoso fez por mim maravilhas, / e santo é o seu nome! – R.

3. Seu amor, de geração em geração, / chega a todos os que o respeitam. / Demonstrou o poder de seu braço, / dispersou os orgulhosos. – R.

4. Derrubou os poderosos de seus tronos / e os humildes exaltou. / De bens saciou os famintos / e despediu, sem nada, os ricos. – R.

5. Acolheu Israel, seu servidor, / fiel ao seu amor, / como havia prometido aos nossos pais / em favor de Abraão e de seus filhos para sempre. – R.

Evangelho: Mateus 12,46-50

Aleluia, aleluia, aleluia.

Feliz quem ouve e observa a Palavra de Deus! (Lc 11,28) – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. – Palavra da salvação.

Reflexão

Meus irmãos, hoje comemoramos a Apresentação de Nossa Senhora, apresentação de Nossa Senhora ao Templo. E, nesta Festa da Apresentação, segundo a tradição, ali também já houve uma profecia de que aquela menina que estava sendo apresentada no templo, era especial e, de fato, era uma criança especial, porque se tornaria jovem, mulher e a mãe de Jesus, a mãe de Nosso Senhor e Salvador.

Mas atenção, meus irmãos, Nossa Senhora foi mãe de Nosso Senhor não simplesmente porque O gerou, Ela não apenas “emprestou” a sua barriga, o seu ventre, Ela foi mãe de fato porque se tornou, primeiro, discípula de Nosso Senhor. Ela, na sua fidelidade a Deus, ao Pai, foi escolhida, e, diante da Anunciação do anjo, Ela disse o seu “sim”, disse o seu “faça-se”, o fiat“Faça-se em mim segundo a Tua vontade, a Tua Palavra” (Lucas 1,38).

A Virgem Maria foi escolhida para gerar o Salvador; e Ela gerou o Salvador na carne, mas também no espírito. Ela se tornou discípula, Ela caminhava com Nosso Senhor e chegou aqui. Temos esse episódio onde alguns disseram que a Sua Mãe e os Seus irmãos estavam ali e queriam vê-Lo. E Jesus estendeu a mão e disse: “O meu irmão, a minha irmã, a minha mãe são aqueles que fazem a vontade do meu Pai”.

Quem viver com fidelidade até o fim, fará parte da grande família de Jesus também lá no Céu.

Então, nós temos a Virgem Maria, Nossa Senhora, duplamente parente de Jesus, porque O gerou na carne, mas também O gerou no coração; foi discípula do Senhor, O acompanhava e fazia a vontade do Pai.

O Evangelho de hoje nos mostra, e Jesus nos mostra, que os laços da fé são até maiores que os graus, os laços de parentesco. Quer fazer parte da família de Jesus? Faça a vontade do Pai! Quer fazer parte da família de Jesus? Seja santo, seja obediente aos Seus mandamentos, à Sua Palavra!

A comemoração de hoje nos chama a fazer, ainda mais, parte da família de Jesus — “Porque eu recebi o batismo”,  “Porque eu fui crismado, crismada”, “Porque eu fui ordenado”, “Porque eu recebi o sacramento do matrimônio”. Sim! Mas se você não viver a Palavra, não viver o batismo, de nada adianta. Para nos tornarmos filhos de Deus e fazermos parte da família d’Ele, nós precisamos sim ser batizados, mas viver o nosso batismo, fazer a vontade do Pai.

Comprometamo-nos, hoje, a fazer a vontade do Pai e a fazer parte da família de Jesus já aqui, na terra. E quem viver com fidelidade até o fim fará parte da grande família de Jesus também lá no Céu, na eternidade.

Que o Senhor nos ajude a fazer esse caminho de santidade, para fazer parte da família d’Ele em definitivo no Céu.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado 

https://homilia.cancaonova.com 

Nenhum comentário: