domingo, 14 de agosto de 2022

20º Domingo do Tempo Comum - Fogo sobre a terra.

 Evangelho do Dia: Sinais dos tempos (Lc 12,49-53) – Oratório São Luiz – 120  Anos

Primeira Leitura: Jeremias 38,4-6.8-10

Leitura do livro do profeta Jeremias – Naqueles dias, 4disseram os príncipes ao rei: “Pedimos que seja morto este homem; ele anda com habilidade lançando o desânimo entre os combatentes que restaram na cidade e sobre todo o povo, dizendo semelhantes palavras; esse homem, portanto, não se propõe o bem-estar do povo, mas sim a desgraça”. 5Disse o rei Sedecias: “Ele está em vossas mãos; o rei nada vos poderá negar”. 6Agarraram então Jeremias e lançaram-no na cisterna de Melquias, filho do rei, que havia no pátio da guarda, fazendo-o descer por meio de cordas. Na cisterna não havia água, somente lama; e, assim, ia-se Jeremias afundando na lama. 8Ebed-Melec saiu da casa do rei e veio ter com ele, e falou-lhe: 9“Ó rei, meu senhor, muito mal procederam esses homens em tudo o que fizeram contra o profeta Jeremias, lançando-o na cisterna para aí morrer de fome; não há mais pão na cidade”. 10O rei deu, então, esta ordem ao etíope Ebed-Melec: “Leva contigo trinta homens e tira da cisterna o profeta Jeremias, antes que morra”. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 39(40)

Socorrei-me, ó Senhor, vinde logo em meu auxílio!

1. Esperando, esperei no Senhor, / e, inclinando-se, ouviu meu clamor. – R.

2. Retirou-me da cova da morte / e de um charco de lodo e de lama. / Colocou os meus pés sobre a rocha, / devolveu a firmeza a meus passos. – R.

3. Canto novo ele pôs em meus lábios, / um poema em louvor ao Senhor. / Muitos vejam, respeitem, adorem / e esperem em Deus, confiantes. – R.

4. Eu sou pobre, infeliz, desvalido, † porém guarda o Senhor minha vida / e por mim se desdobra em carinho. / Vós me sois salvação e auxílio: / vinde logo, Senhor, não tardeis! – R.

Segunda Leitura: Hebreus 12,1-4

Leitura da carta aos Hebreus – Irmãos, 1rodeados como estamos por tamanha multidão de testemunhas, deixemos de lado o que nos pesa e o pecado que nos envolve. Empenhemo-nos com perseverança no combate que nos é proposto, 2com os olhos fixos em Jesus, que em nós começa e completa a obra da fé. Em vista da alegria que lhe foi proposta, suportou a cruz, não se importando com a infâmia, e assentou-se à direita do trono de Deus. 3Pensai, pois, naquele que enfrentou uma tal oposição por parte dos pecadores, para que não vos deixeis abater pelo desânimo. 4Vós ainda não resististes até o sangue na vossa luta contra o pecado. – Palavra do Senhor.

Evangelho: Lucas 12,49-53

Aleluia, aleluia, aleluia.

Minhas ovelhas escutam minha voz, / minha voz estão elas a escutar; / eu conheço, então, minhas ovelhas, / que me seguem, comigo a caminhar (Jo 10,27). – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 49“Eu vim para lançar fogo sobre a terra e como gostaria que já estivesse aceso! 50Devo receber um batismo e como estou ansioso até que isso se cumpra! 51Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. 52Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; 53ficarão divididos o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”. – Palavra da salvação.

Reflexão
 
No Evangelho de hoje, Jesus nos descreve a sua missão de uma maneira abrasada e um tanto enigmática. "Eu vim para lançar fogo sobre a terra", disse o Senhor, e ainda: "Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra". Jesus anseia, tem pressa! E por quê? Porque nos ama e quer o nosso amor, quer a nossa salvação! De fato, será depois do batismo de Sua Paixão que o fogo do amor de Deus, o Espírito Santo, será ateado nos corações que creem, a fim de que, como o ouro é purgado no fogo, sejam eles purificados de todo pecado e imperfeição. Porém, o efeito dessa transformação salvífica é dramático e inevitável, como acrescentou o Senhor: "Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão". Pois a paz que o Cristo nos trouxe é da comunhão com Deus, a qual provoca inevitavelmente o rompimento com o mundo e com os que rejeitam o Senhor, o que não significa abandonar aqueles em quem ainda esperamos ver o fogo de Deus incendido. Por isso, lembremo-nos: o Senhor tem pressa! Tenhamos também nós a pressa de sermos totalmente consumidos pelo Amor de Deus e o desejo ardente de levar aos outros o mesmo Amor que recebemos.
 
 
 
https://padrepauloricardo.org
 

Nenhum comentário: