quinta-feira, 28 de abril de 2022

2ª Semana da Páscoa - A ira divina, um ato de amor.

 Liturgia Diária

Primeira Leitura: Atos 5,27-33

Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias, os guardas 27levaram os apóstolos e os apresentaram ao sinédrio. O sumo sacerdote começou a interrogá-los, 28dizendo: “Nós tínhamos proibido expressamente que vós ensinásseis em nome de Jesus. Apesar disso, enchestes a cidade de Jerusalém com a vossa doutrina. E ainda nos quereis tornar responsáveis pela morte desse homem!” 29Então Pedro e os outros apóstolos responderam: “É preciso obedecer a Deus antes que aos homens. 30O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vós matastes, pregando-o numa cruz. 31Deus, por seu poder, o exaltou, tornando-o Guia supremo e Salvador, para dar ao povo de Israel a conversão e o perdão dos seus pecados. 32E disso somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu àqueles que lhe obedecem”. 33Quando ouviram isso, ficaram furiosos e queriam matá-los. 

Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 33(34)

Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.

1. Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, / seu louvor estará sempre em minha boca. / Provai e vede quão suave é o Senhor! / Feliz o homem que tem nele o seu refúgio! – R.

2. Mas ele volta a sua face contra os maus / para da terra apagar sua lembrança. / Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta / e de todas as angústias os liberta. – R.

3. Do coração atribulado ele está perto / e conforta os de espírito abatido. / Muitos males se abatem sobre os justos, / mas o Senhor de todos eles os liberta. – R.

Evangelho: João 3,31-36 
 
Aleluia, aleluia, aleluia.

Acreditaste, Tomé, porque me viste. / Felizes os que creem sem ter visto (Jo 20,29). – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João31“Aquele que vem do alto está acima de todos. O que é da terra pertence à terra e fala das coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. 32Dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. 33Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. 34De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o Espírito sem medida. 35O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão. 36Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna. Aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele”. 

Palavra da salvação.

Reflexão

No Evangelho de hoje, Jesus nos diz que aquele que acredita no Filho possui já nesta terra o início da vida eterna de cuja plenitude gozará no século futuro; aquele, porém, que "rejeita o Filho", não crendo em sua divindade e não aceitando a sua doutrina, "não verá a vida", isto é, não será salvo, "pois a ira de Deus permanece sobre ele". Ora, se Deus é amor (cf. 1Jo 4, 8) e quer que todos os homens se salvem (cf. 1Tm 2, 4), como explicar essas palavras aparentemente tão "duras" e "intransigentes"? Antes de tudo, é preciso ter em mente que Deus, ao amar-nos, ama em nós Aquele que, gerado por Ele desde sempre e objeto de toda a sua complacência (cf. Mt 17, 5), é por nós acolhido e ao qual, pela graça, somos configurados. Além disso, é preciso lembrar que o pecado instaura entre o pecador e Deus uma relação de inimizade, já que leva aquele a subtrair-se ao amor e à obediência que por direito se devem a Este. No entanto, a fim de atrair para a casa paterna os seus filhos pródigos, Deus, cheio de justiça e misericórdia, permite que a sua ira — num ato de supremo amor — caia sobre os que O rejeitam. Permite, pois, que os pobres pecadores experimentem toda a amargura e toda a miséria de seus pecados para que, caídos em si, reconheçam que só terão verdadeira vida se retornarem à casa dAquele que, usando agora de sua divina ira, os tratou desde o princípio com paternal carinho e tem preparada para eles uma mansão de glória e bem-aventurança.

 

https://padrepauloricardo.org

Nenhum comentário: