sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Liturgia Diária -Seremos julgados pelo amor.

 Evangelho: Lc 12,54-59

Leitura (Romanos 7,18-25)

Leitura do livro da carta de são Paulo aos Romanos.
7 18 Eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita o bem, porque o querer o bem está em mim, mas não sou capaz de efetuá-lo.
19 Não faço o bem que quereria, mas o mal que não quero.
20 Ora, se faço o que não quero, já não sou eu que faço, mas sim o pecado que em mim habita.
21 Encontro, pois, em mim esta lei: quando quero fazer o bem, o que se me depara é o mal.
22 Deleito-me na lei de Deus, no íntimo do meu ser.
23 Sinto, porém, nos meus membros outra lei, que luta contra a lei do meu espírito e me prende à lei do pecado, que está nos meus membros.
24 Homem infeliz que sou! Quem me livrará deste corpo que me acarreta a morte?...
25 Graças sejam dadas a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor!
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 118/119

Ensinai-me a fazer vossa vontade!

Dai-me bom senso, retidão, sabedoria,
pois tenho fé nos vossos santos mandamentos!

Porque sois bom e realizais somente o bem,
ensinai-me a fazer vossa vontade!

Vosso amor seja m consolo para mim,
conforme a vosso servo prometestes.

Venha a mim o vosso amor e viverei,
porque tenho em vossa lei o meu prazer!

Eu jamais esquecerei vossos preceitos,
por meio deles conservais a minha vida.

Vinde salvar-me, ó Senhor, eu vos pertenço!
Porque sempre procurei vossa vontade.

Evangelho (Lucas 12,54-59)

Aleluia, aleluia, aleluia.
Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 12 54 Jesus ainda dizia ao povo: “Quando vedes levantar-se uma nuvem no poente, logo dizeis: ‘Aí vem chuva’. E assim sucede.
55 Quando vedes soprar o vento do sul, dizeis: ‘Haverá calor’. E assim acontece.
56 Hipócritas! Sabeis distinguir os aspectos do céu e da terra; como, pois, não sabeis reconhecer o tempo presente?
57 Por que também não julgais por vós mesmos o que é justo?
58 Ora, quando fores com o teu adversário ao magistrado, faze o possível para entrar em acordo com ele pelo caminho, a fim de que ele te não arraste ao juiz, e o juiz te entregue ao executor, e o executor te ponha na prisão.
59 Digo-te: não sairás dali, até pagares o último centavo”.
Palavra da Salvação.

Reflexão

Utilizando-se da interpretação tão simples e comum do tempo meteorológico, Nosso Senhor quer dar um recado a todos nós: "Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente?". Nos últimos dias, repetidas vezes o Senhor nos tem chamado de hipócritas, e muito está enganado quem, julgando ser apenas um artifício retórico, lhe dá pouca importância. As palavras do Senhor nunca são ao acaso; e aqui, o objetivo de Jesus não é outro senão arrancar as nossas máscaras de fingimento. 

Dentre aquela multidão à qual Jesus se dirigia, muitos simulavam não compreender as palavras do Senhor, pois não queriam mudar de vida, embora tivesse chegado para eles a Salvação. E nós? Tanto já ouvimos os ensinamentos de Cristo e da Igreja, e tanto ainda fingimos não compreender, esquivando-nos da necessária conversão que o Senhor nos pede! Por isso, ao contar em seguida a parábola dos que se encaminham para o juiz, Jesus nos alerta para o quanto esta vida é séria: estamos caminhando para o juízo de Deus, no qual seremos julgados pelo amor. Preparemo-nos, portanto! Não sejamos hipócritas, dissimulados, fingidos! Sabemos bem o que o Senhor nos pede: Ele quer a nossa conversão; Ele quer o nosso amor.

 

https://padrepauloricardo.org

Nenhum comentário: