sexta-feira, 16 de julho de 2021

Liturgia Diária - “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora…”

 Grupo de Oração Semeando a Paz: LITURGIA DIÁRIA - A FAMÍLIA DE JESUS

Leitura (Zacarias 2,14-17)

Leitura da profecia de Zacarias.
2 14"Solta gritos de alegria, regozija-te, filha de Sião. Eis que venho residir no meio de ti - oráculo do Senhor.
15Naquele dia se achegarão muitas nações ao Senhor, e se tornarão o meu povo: habitarei no meio de ti, e saberás que fui enviado a ti pelo Senhor dos exércitos.
16O Senhor possuirá Judá como seu domínio, e Jerusalém será de novo (sua cidade) escolhida.
17Toda criatura esteja em silêncio diante do Senhor: ei-lo que surge de sua santa morada".
Palavra do Senhor

Salmo Responsorial Lc 1

O Poderoso fez por mim maravilhas
e santo é o seu nome.

A minha alma engrandece ao Senhor
e se alegrou o meu espírito em Deus, meu salvador.

Pois ele viu a pequenez de sua serva,
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
O Poderoso fez por mim maravilhas
e santo é o seu nome!

Seu amor, de geração em geração,
chega a todos os que o respeitam.
Demonstrou o poder de seu braço,
dispersou os orgulhosos.

Derrubou os poderosos de seus tronos
e os humildes exaltou.
De bens saciou os famintos
e despediu, sem nada, os ricos.

Acolheu Israel, seu servidor,
fiel ao seu amor,
como havia prometido aos nossos pais,
em favor de Abraão e de seus filhos para sempre.


Evangelho (Mateus 12,46-50)

Aleluia, aleluia, aleluia.
Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus! (Lc 11,28)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
12 46Jesus falava ainda à multidão, quando veio sua mãe e seus irmãos e esperavam do lado de fora a ocasião de lhe falar.
47Disse-lhe alguém: "Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar-te".
48Jesus respondeu-lhe: "Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?"
49E, apontando com a mão para os seus discípulos, acrescentou: "Eis aqui minha mãe e meus irmãos.
50Todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe".
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Devem-se notar duas coisas no Evangelho de hoje:

1) As palavras com que Cristo se refere a seus parentes: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” têm uma dupla finalidade: a) primeira, "humilhar" docemente sua Mãe, não por desprezá-la, mas para a esconder dela mesma, a fim de que toda a grandeza de sua santidade, oculta durante a sua vida na terra como tesouro exclusivo de Deus, se manifeste claramente a todos só a partir de sua gloriosa Assunção; b) segunda, mostrar que é a fidelidade ao Pai celeste, mais do que afetos maternos ou familiares, o que o motiva no exercício de seu ministério e que, consequentemente, às relações de parentesco carnal são preferíveis os vínculos espirituais, que não conhecem sexo nem disparidade, já que todos podemos ser para Cristo como um pai, pois Ele não se nega a servir ninguém; como uma mãe, já que o podemos gerar em nossos corações pela ação do Espírito Santo; e como um irmão, graças ao batismo, que nos torna filhos no Filho e, portanto, familiares de Deus [1].

2) As palavras com que o Senhor aponta para seus discípulos: “Estendendo a mão para os discípulos…” nos indicam de que modo devemos contrair estes vínculos espirituais: a) antes de tudo, precisamos ter fé sobrenatural em Jesus Cristo, isto é, ser verdadeiros discípulos dele, porquanto só é discípulo quem acolhe com humildade as lições do Mestre, e o magistério de Nosso Senhor consiste fundamentalmente em nos transmitir as verdades necessárias à nossa salvação; b) por fim, temos de observar os Mandamentos da lei divina, isto é, preservar-nos em estado de graça, pois “todo aquele que faz a vontade do meu Pai […], esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. É assim, crendo no que Ele ensina mediante a Igreja e fazendo o que Ele manda (cf. Jo 15, 14) por meio das leis natural e eclesiástica, que seremos irmãos e irmãos adotivos, pais e mães espirituais de Nosso Senhor: teremos com Ele um mesmo Pai e mereceremos, por Ele e nele, a glória que nos foi prometida: “Somos filhos de Deus. E, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo, contanto que soframos com Ele, para que também com Ele sejamos glorificados” (Rm 8, 16-17).

 

Referências

  1. Cf. Cornélio a Lapide, Commentaria in S. Scripturam. Neapoli, 1857, vol. 8, p. 217.

 https://padrepauloricardo.org/episodios/tua-mae-e-teus-irmaos-estao-ai-fora

Nenhum comentário: