quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Liturgia Diária - Pedi e vos será dado!.

Os Discípulos Sentam-se e Ouvem
Leitura (Ester 4,17)

Leitura do livro de Ester.

Naqueles dias, 4 17 a rainha Ester, tomada de uma angústia mortal, recorreu ao Senhor.
Depôs suas vestes suntuosas e vestiu roupas de aflição e de pesar. Em lugar de essências preciosas, cobriu a cabeça de cinza e de lama; afligiu duramente seu corpo e por todos os lugares onde costumava alegrar-se espalhou os cabelos que se arrancava.
Dirigiu esta prece ao Senhor, Deus de Israel: "Meu Senhor, nosso único rei, assisti-me no meu desamparo, porque não tenho outro socorro senão vós, e o perigo que me ameaça eu o toco já com as mãos.
Ouvi desde criança, no seio da minha família, que vós, Senhor, tendes escolhido Israel entre todas as nações, e nossos pais, entre todos os seus antepassados, para deles fazer vossa herança perpétua e que tendes executado todas as vossas promessas.
Agora pecamos na vossa presença e nos tendes entregado nas mãos de nossos inimigos, por termos adorado seus deuses. Vós sois justo, Senhor.
Ora, presentemente não lhes basta a amargura de nossa escravidão, mas colocaram suas mãos sobre as mãos dos ídolos, em sinal de que querem abolir o que vossos lábios decretaram, aniquilar vossa herança, fechar a boca daqueles que vos louvam, extinguir a glória de vosso templo e de vosso altar, a fim de proclamar pela boca dos povos pagãos o poder de seus ídolos e de magnificar eternamente um rei de carne.
Ó Senhor, não entregueis vosso cetro aos povos que são nada! Que não se riam de nossa ruína! Fazei cair sobre eles o seu projeto e tornai um escarmento para todo aquele que por primeiro nos atacou.
Lembrai-vos de nós, Senhor! Manifestai-vos no dia da tribulação! Dai-nos coragem, Senhor, rei dos deuses e dominador de todo principado!
Colocai em seus lábios palavras prudentes na presença do leão e fazei passar seu coração para o ódio daquele que nos é hostil, a fim de que ele pereça, ele e todos os seus parceiros.
Ó Deus, que sois poderoso sobre todas as coisas, ouvi a voz daqueles que não têm outra esperança; livrai-nos das mãos dos malvados, e livrai-me de minha angústia".

Palavra do Senhor. 

Salmo Responsorial 137/138

Naquele dia em que gritei,
vós me escutastes, ó Senhor!

Ó Senhor, de coração eu vos dou graças,
porque ouvistes as palavras dos meus lábios!
Perante os vossos anjos vou cantar-vos
e ante o vosso templo vou prostrar-me.

Eu agradeço vosso amor, vossa verdade,
porque fizestes muito mais que prometestes;
naquele dia em que gritei, vós me escutastes
e aumentastes o vigor da minha alma.

Estendereis o vosso braço em meu auxílio
e havereis de me salvar com vossa destra.
Completai em mim a obra começada;
ó Senhor, vossa bondade é para sempre!
Eu vos peço: não deixeis inacabada
esta obra que fizeram vossas mãos!

Evangelho (Mateus 7,7-12)

Salve, ó Cristo, imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai!
Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo a alegria de ser salvo! (Sl 50,12.14).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7 7 "Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto.
8 Porque todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. A quem bate, abrir-se-á.
9 Quem dentre vós dará uma pedra a seu filho, se este lhe pedir pão?
10 E, se lhe pedir um peixe, dar-lhe-á uma serpente?
11 Se vós, pois, que sois maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celeste dará boas coisas aos que lhe pedirem.
12 Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles. Esta é a lei e os profetas".

Palavra da Salvação.

 Reflexão

No evangelho que a liturgia de hoje coloca diante de nós, Jesus nos garante: “Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! Pois todo aquele que pede, recebe; quem procura, encontra; e a quem bate, a porta será aberta.” Como filhos, temos a liberdade de pedir tudo o que queremos ao nosso Pai do céu, mas sempre conscientes de que somente Ele sabe do que de fato precisamos, o que será bom para nós! 
Quando acharmos que Deus não atendeu algum pedido nosso, não lamentemos, pode ser, que aquilo pedimos, não seria bom para nós!

O nosso "Pedir" deve ser constante, mas não podemos esquecer: é o Pai quem sabe, do que o filho precisa, o que será bom para ele.
Muitas vezes, pedimos coisas desnecessárias a Deus e deixamos de pedir o que de fato precisamos. Como seria bom, se a exemplo de Salomão, (2Cro1,7-10) nós pedíssemos a Deus, sabedoria! Sabedoria é tudo o que mais precisamos. Quão seria frutuosa a nossa vida, se tivéssemos saberia para conduzi-la!

Ainda no evangelho, Jesus diz: “Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que estás nos céus dará coisas boas ao que lhe pedirem!” “vocês que são maus” estas palavras de Jesus, à princípio, podem nos  parecer estranhas, mas se aprofundarmos um pouco mais no contexto, vamos perceber, que, ao dizer: “se vós que sois maus” Jesus quis destacar a grandiosidade do coração do Pai, nos dar a certeza de que Ele atende a quem quer que seja, basta ter fé e paciência para esperar a hora certa de sermos atendidos. Muitos, precisam de passar pela a escuridão para valorizar a Luz, às vezes, uma demora de Deus, é esta escuridão necessária...
Temos tudo para sermos felizes, não precisamos enfrentar nossas dificuldades sozinhos se temos um Pai que nos ama, que está sempre pronto para nos socorrer...



 Olivia Coutinho

Nenhum comentário: