segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Liturgia Diária - Jesus Chama os Primeiros Discípulos.

 
Sexta Feira – SANTO ANDRÉ, APÓSTOLO « Paróquia Nossa Senhora das Dores

1a Leitura - Romanos 10,9-18
Leitura da carta de são Paulo aos Romanos.

10 9 Portanto, se com tua boca confessares que Jesus é o Senhor, e se em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
10 É crendo de coração que se obtém a justiça, e é professando com palavras que se chega à salvação.
11 A Escritura diz: “Todo o que nele crer não será confundido”.
12 Pois não há distinção entre judeu e grego, porque todos têm um mesmo Senhor, rico para com todos os que o invocam,
13 porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
14 Porém, como invocarão aquele em quem não têm fé? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão falar, se não houver quem pregue?
15 E como pregarão, se não forem enviados, como está escrito: “Quão formosos são os pés daqueles que anunciam as boas novas?”
16 Mas não são todos que prestaram ouvido à boa nova. É o que exclama Isaías: “Senhor, quem acreditou na nossa pregação”?
17 Logo, a fé provém da pregação e a pregação se exerce em razão da palavra de Cristo.
18 Pergunto, agora: “Acaso não ouviram? Claro que sim! Por toda a terra correu a sua voz, e até os confins do mundo foram as suas palavras”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 18/19A

Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

Os céus proclamam a glória do Senhor,
e o firmamento, a obra de suas mãos;
o dia ao dia transmite essa mensagem,
a noite à noite publica essa notícia.

Não são discursos nem frases ou palavras,
nem são vozes que possa ser ouvidas;
seu som ressoa e se espalha em toda a terra,
chega aos confins do universo a sua voz.

Evangelho - Mateus 4,18-22
Aleluia, aleluia, aleluia.
Vinde após mim, disse o Senhor, e eu ensinarei a pescar gente (Mt 4,19).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
4 18 Jesus, caminhando ao longo do mar da Galiléia, viu dois irmãos: Simão (chamado Pedro) e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores.
19 E disse-lhes: “Vinde após mim e vos farei pescadores de homens”.
20 Na mesma hora abandonaram suas redes e o seguiram.
21 Passando adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam com seu pai Zebedeu consertando as redes. Chamou-os,
22 e eles abandonaram a barca e seu pai e o seguiram.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

O evangelho que a liturgia de hoje convida a refletir, narra os primeiros passos de Jesus, na sua vida pública, o que aconteceu num momento conflituoso, logo após a prisão de João Batista. 
Às margens do mar da Galileia, Jesus começa a formar a sua primeira comunidade, o embrião da nossa Igreja. Tudo ia acontecendo de modo bem simples, Jesus não foi atrás de pessoas letradas, Ele buscou o simples, o pequeno, o seu olhar pairou sobre alguns pescadores, pessoas simples que tiveram coragem de trocar de profissão, isto é: de deixar suas redes, para se tornarem pescadores de homens! 
Com a colaboração destes homens que deram o seu sim à Jesus, começa a ser implantado aqui na terra, o reino dos céus que é a presença do próprio Jesus. Diferente dos homens, Jesus não questiona o passado das pessoas as quais Ele chamou, não lhes exige nada, apenas uma condição: a conversão do coração.
Hoje, Jesus continua chamando mais colaborares para trabalhar na construção do Reino, Ele não espera pela nossa conversão para nos chamar Ele nos chama dentro da nossa  realidade, ainda que esta realidade seja de pecado. A nossa conversão, vai acontecendo à medida do nosso envolvimento com Jesus. 
Para assumirmos a nossa missão, não precisamos ser diplomados, o que precisamos mesmo, é de nos abrirmos à graça de Deus, e  termos um coração largo para amar! É a graça de Deus que nos dá condição de realizar o que humanamente pode até parecer impossível! 
Como seguidores de Jesus, devemos exercer a nossa missão no espírito de humildade, cientes de que não somos nós, que devemos estar em destaque, e sim, aquele que nos enviou: Jesus. 

Deus quer salvar a humanidade convocando cada um de nós para uma determinada missão, Ele quer contar com a nossa disposição, com o nosso serviço na construção de um mundo melhor, ser indiferente ao chamado de Jesus, é ignorar o projeto de Deus em favor da vida...

A caminhada de quem aceita o chamado de Jesus, é sempre árdua, mas gratificante, pois Jesus é o único caminho que nos  levará à felicidade plena.


Reflexão de Olivia Coutinho

Nenhum comentário: