domingo, 12 de julho de 2020

15º Domingo do Tempo Comum - "Um semeador saiu a semear..."


 Behold the Sower Went Forth to Sow – Vultus Christi
1a Leitura - Isaías 55,10-11
Leitura do livro do profeta Isaías.

Isto diz o Senhor: 55 10 "Tal como a chuva e a neve caem do céu e para lá não volvem sem ter regado a terra, sem a ter fecundado, e feito germinar as plantas, sem dar o grão a semear e o pão a comer,
11 assim acontece à palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão".
Palavra do Senhor.

Salmo - 64/65

A semente caiu em terra boa e deu fruto.

Visitais a nossa terra com as chuvas,
e transborda de fartura.
Rios de Deus que vêm do céu derramaram águas,e preparais o nosso trigo.

É assim que preparais a nossa terra:
vós a regais e aplainais,
os seus sulcos com a chuva amoleceis
e abençoais as sementeiras.

O ano todo coroais com vossos dons,
os vossos passos são fecundos;
transborda a fartura onde passais,
brotam pastos no deserto.

As colinas se enfeitam de alegria,
e os campos, de rebanhos;
nossos vales se revestem de trigais:
tudo canta de alegria!

2a Leitura - Romanos 8,18-23
Leitura da carta de são Paulo aos Romanos.

Irmãos, 8 18 tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada.
19 Por isso, a criação aguarda ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus. 20 Pois a criação foi sujeita à vaidade (não voluntariamente, mas por vontade daquele que a sujeitou), 21 todavia com a esperança de ser também ela libertada do cativeiro da corrupção, para participar da gloriosa liberdade dos filhos de Deus. 22 Pois sabemos que toda a criação geme e sofre como que dores de parto até o presente dia. 23 Não só ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, gememos em nós mesmos, aguardando a adoção, a redenção do nosso corpo.
Palavra do Senhor.

Evangelho - Mt 13,1-23 ou 1-9

Aleluia, aleluia, aleluia.
Semente é de Deus a palavra, o Cristo é o semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou! (Lc 8,11)
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
13 1 Naquele dia, saiu Jesus e sentou-se à beira do lago.
2 Acercou-se dele, porém, uma tal multidão, que precisou entrar numa barca. Nela se assentou, enquanto a multidão ficava à margem. 3 E seus discursos foram uma série de parábolas. 4 Disse ele: "Um semeador saiu a semear. E, semeando, parte da semente caiu ao longo do caminho; os pássaros vieram e a comeram. 5 Outra parte caiu em solo pedregoso, onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque a terra era pouco profunda. 6 Logo, porém, que o sol nasceu, queimou-se, por falta de raízes. 7 Outras sementes caíram entre os espinhos: os espinhos cresceram e as sufocaram. 8 Outras, enfim, caíram em terra boa: deram frutos, cem por um, sessenta por um, trinta por um. 9 Aquele que tem ouvidos, ouça". 10 Os discípulos aproximaram-se dele, então, para dizer-lhe: "Por que lhes falas em parábolas?" 11 Respondeu Jesus: "Porque a vós é dado compreender os mistérios do Reino dos céus, mas a eles não. 12 Ao que tem, se lhe dará e terá em abundância, mas ao que não tem será tirado até mesmo o que tem. 13 Eis por que lhes falo em parábolas: para que, vendo, não vejam e, ouvindo, não ouçam nem compreendam. 14 Assim se cumpre para eles o que foi dito pelo profeta Isaías: 'Ouvireis com vossos ouvidos e não entendereis, olhareis com vossos olhos e não vereis, 15 porque o coração deste povo se endureceu: taparam os seus ouvidos e fecharam os seus olhos, para que seus olhos não vejam e seus ouvidos não ouçam, nem seu coração compreenda; para que não se convertam e eu os sare'. 16 Mas, quanto a vós, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem! Ditosos os vossos ouvidos, porque ouvem! 17 Eu vos declaro, em verdade: muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não o viram, ouvir o que ouvis e não ouviram. 18 Ouvi, pois, o sentido da parábola do semeador: 19 quando um homem ouve a palavra do Reino e não a entende, o Maligno vem e arranca o que foi semeado no seu coração. Este é aquele que recebeu a semente à beira do caminho. 20 O solo pedregoso em que ela caiu é aquele que acolhe com alegria a palavra ouvida, 21 mas não tem raízes, é inconstante: sobrevindo uma tribulação ou uma perseguição por causa da palavra, logo encontra uma ocasião de queda. 22 O terreno que recebeu a semente entre os espinhos representa aquele que ouviu bem a palavra, mas nele os cuidados do mundo e a sedução das riquezas a sufocam e a tornam infrutuosa. 23 A terra boa semeada é aquele que ouve a palavra e a compreende, e produz fruto: cem por um, sessenta por um, trinta por um".
Palavra da salvação.

Reflexão
 
O evangelho que a liturgia deste Domingo nos convida a refletir, nos apresenta a parábola do semeador! Jesus, dirigindo-se à multidão, fala da importância do acolhimento à palavra de Deus, comparando-a como uma semente lançada em vários tipos de terrenos.
Uma semente, quando não lançada na terra, continua sendo apenas uma semente, mas quando lançada na terra boa, ela germina cresce e produz muitos frutos. Assim é a palavra de Deus, na bíblia, ela é apenas palavra, já no nosso coração, quando transformado em terra boa, esta palavra, ganha vida e se multiplica no mundo através de nossas ações...
Através de pequenas parábolas, (histórias) Jesus comparava as coisas do reino dos céus, com as pequenas coisas, presentes no cotidiano dos pequenos, como o tamanho e o plantio da semente, com o fermento na massa, realidades que eles viviam. Com esta pedagogia, Jesus transmitia a sua mensagem salvífica, somente para aqueles que buscavam o entendimento dos seus ensinamentos, confundindo os grandes que não viviam a mesma realidade dos pequenos.
 
Uma parábola, tanto pode revelar, como esconder, vai depender de quem a escuta! Para os pequenos, as parábolas revelavam os Mistérios do Reino, já para os “grandes” fariseus e doutores da lei, que não as assimilavam com a vida, elas não diziam nada, não passavam de meras historinhas.
Esta forma diferente de Jesus ensinar, provocou uma curiosidade nos discípulos, que perguntaram a Ele: “Porque tu falas ao povo em parábolas?” Jesus respondeu: “Porque a vós, foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado. Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem. É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não veem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem”... Com esta explicação, Jesus diz aos discípulos, que no meio da multidão que o cercava, estavam aqueles que buscavam os seus ensinamentos e os que queriam apenas investiga-lo como os fariseus e mestres da lei, a este, Deus não se revelou por meio de Jesus...  
 
A todo aquele que crê em Jesus, que está aberto para acolher a sua mensagem salvífica, é dado a graça do entendimento da palavra de Deus, de conhecer os mistérios do Reino! 
Jesus nos chama a sermos propagadores da palavra de Deus, mas antes, precisamos de ser terra boa para acolhê-la e uma vez fecundada no nosso coração, ela produzirá frutos, gerando mais vida para o outro.  
Do coração de Jesus, foram lançadas as primeiras sementes no coração da humanidade, sementes que continuam sendo lançadas por aqueles que dão continuidade à presença de Jesus aqui na terra.
O crescimento do Reino dos céus aqui na terra, depende de cada um de nós, da nossa disposição em tornarmos cultivadores e semeadores da palavra de Deus...
 
Olivia Coutinho

Nenhum comentário: