terça-feira, 14 de abril de 2020

Liturgia Diária - “Mulher, por que choras?”

 Santa Maria Madalena, a primeira a ver Jesus ressuscitado ...
1a Leitura - Atos 2,36-41
Leitura dos Atos Apóstolos.

2 36 “Que toda a casa de Israel saiba, portanto, com a maior certeza de que este Jesus, que vós crucificastes, Deus o constituiu Senhor e Cristo”.
37 Ao ouvirem essas coisas, ficaram compungidos no íntimo do coração e indagaram de Pedro e dos demais apóstolos: “Que devemos fazer, irmãos?” 38 Pedro lhes respondeu: “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. 39 Pois a promessa é para vós, para vossos filhos e para todos os que ouvirem de longe o apelo do Senhor, nosso Deus”. 40 Ainda com muitas outras palavras exortava-os, dizendo: “Salvai-vos do meio dessa geração perversa!” 4l Os que receberam a sua palavra foram batizados. E naquele dia elevou-se a mais ou menos três mil o número dos adeptos.
Palavra do Senhor.

Salmo - 32/33

Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.

Reta é a palavra do Senhor,
e tudo o que ele faz merece fé.
Deus ama o direito e a justiça,
transborda em toda a terra a sua graça.

Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem
e que confiam, esperando em seu amor,
pra da morte libertar as suas vidas
e alimentá-los quando é tempo de penúria.

No Senhor nós esperamos confiantes,
porque ele é nosso auxílio e proteção!
Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,
da mesma forma que em vós nós esperamos!

Evangelho - João 20,11-18
Aleluia, aleluia, aleluia.

Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos! (Sl 117)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, 20 11 entretanto, Maria se conservava do lado de fora perto do sepulcro e chorava. Chorando, inclinou-se para olhar dentro do sepulcro.
12 Viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13 Eles lhe perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram”. 14 Ditas estas palavras, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não o reconheceu. 15 Perguntou-lhe Jesus: “Mulher, por que choras? Quem procuras?” Supondo ela que fosse o jardineiro, respondeu: “Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste e eu o irei buscar”. 16 Disse-lhe Jesus: “Maria!” Voltando-se ela, exclamou em hebraico: “Rabôni!” (que quer dizer Mestre). 17 Disse-lhe Jesus: “Não me retenhas, porque ainda não subi a meu Pai, mas vai a meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18 Maria Madalena correu para anunciar aos discípulos que ela tinha visto o Senhor e contou o que ele lhe tinha falado.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Quantas  vezes Jesus já esteve do seu lado, do meu lado e nós não o reconhecemos?  Será que pensamos que era um jardineiro? Ou um  bom homem que queria nos ajudar  a trocar o pneu? Ou apenas uma pessoa qualquer, que apareceu de repente quando estávamos  com alguma  dificuldade?

Muitas vezes  Deus  pode estar bem aí do seu lado,  nos momentos difíceis,  e você nem  se desconfia.  No desespero de solucionar  aquele  problema  que surgiu de repente,  um princípio princípio de incêndio,  num vazamento  em um cano de água, etc.

Homens de pouca fé! Foi o que Jesus disse aos pescadores  em Pânico,  por causa do forte vento que ameaçava  a barca  de afundar.

Precisamos  aumentar a nossa fé. Precisamos confiar no socorro de Deus que nunca falha!  Quando por exemplo  você vai cantar o salmo no altar pela primeira vez,  e o coração dispara de emoção,  você entra  em um pequeno Pânico,  mais Deus está lhe segurando. Ele não vai permitir que o disparo do coração  lhe cause um  AVC ou um ataque cardíaco.  Aquela arritmia  é fruto de uma emoção positiva e nada de mal vai lhe acontecer. Acredite e siga em frente, e tudo passará.     

Mais quando Jesus disse o seu nome, Maria Madalena caiu na realidade,  e logo percebeu que não  era o jardineiro, mais sim, o próprio Jesus que estava bem ali na sua frente, ressuscitado e glorioso!
Ela ficou encantada, alegre,  e disse: Mestre! 
Jesus hoje continua presente  nos sacrários  de todos o templos  do mundo.  E se realmente tivermos fé, nós sentimos a sua presença  ao  nos adentrar naquele ambiente sagrado,  onde Jesus está presente sob as espécies de  pão, na Hóstia consagrada. 
Aproveite hoje mesmo se puder, para  visitar Jesus no sacrário aí onde você mora o mais próximo de você.  Fala com Ele  peça perdão dos seus pecados,  agradeça tudo o que Ele lhe tem feito até hoje,  e então peça o que você precisa  com muita fé. Uma fé  de quem está  diante de Jesus, como  Maria Madalena esteve.
Jesus  mandou Maria ir avisar os demais  discípulos e amigos,  o que ela acabara de  presenciar.  E foi o que Maria fez. Ao chegar  juntos aos amigos,  Maria disse toda alegre:  Eu vi o Senhor!
Irmãs, e irmãos. Vamos também  avisar  a todos  o quanto pudermos , que Jesus está vivo,  e que pode estar bem  do nosso lado nas horas de sufoco, nas horas em que  enfrentamos  grandes problemas como é o caso de um  assalto repentino.  E lembre-se. Nunca encare o ladrão nos seus olhos.  Fazendo isso ele sentirá o impulso de  apertar o gatilho.  Peça  socorro a Deus no seu pensamento, ou comece a rezar o Pai Nosso.

José Salviano

Nenhum comentário: