terça-feira, 28 de janeiro de 2020

São Tomás de Aquino.

 Resultado de imagem para São Tomás de Aquino


Tomás nasceu em 1225, filho do Conde de Aquino, no Castelo de Roccasecca. Aos 18 anos, contrariando a vontade dos familiares, ingressou na Ordem dos Pregadores de São Domingos. Estudou em Colônia na escola de Santo Alberto Magno e depois em Paris. Em Paris, de aluno passou a mestre de filosofia e teologia. Ensinou depois em Orvieto, Roma e Nápoles. Manso e silencioso, em Paris foi apelidado de boi mudo. Era gordo, contemplativo e devoto. Respeitava a todos e por todos era amado. Era antes de tudo um intelectual. Imerso nos estudos seguidamente perdia a noção de tempo e de lugar. Seus estudos foram proveitosos a todos. Sua norma era: oferecer aos outros os frutos da contemplação. Seus escritos constituem um dos maiores monumentos de filosofia e teologia católicas. Tinha só 48 anos quando morreu.
Morreu no dia 7 de março de 1274, no mosteiro cisterciense de Fossanova. Estava de viagem para o Concílio de Lião, convocado por Gregório X. Sua obra principal é a Suma Teológica. É uma síntese da teologia. Quando queriam os milagres para canonizá-lo, o Papa João XXII disse: “Ele fez tantos milagres, quantas proposições teológicas escreveu.” A primazia da inteligência é a mola mestra de toda a obra filosófica e teológica do Doutor Angélico. Não se tratava, porém, de um intelectualismo abstrato, pois a inteligência é condicionada e o amor é condicionante: “Luz intelectual de amor cheia…”, diz Dante que foi um dos primeiros tomistas. O pensamento de São Tomás de Aquino foi e continua sendo a base dos estudos filosóficos e teológicos dos seminaristas desde os seus tempos a até nós. O Papa Leão XIII e o filósofo Jacques Maritain fizeram reflorescer os estudos tomistas. Suas obras, não tanto as grandes Sumas, como especialmente os opúsculos pastorais e espirituais, foram reimpressos.

Outros Santos do mesmo dia: São João de Remoay, São Paulino de Aquileia, São Amadeo, São Pedro Nolasco, Beato Carlos Magno, Beato Julião Manouir, Beato Tiago Esmoler,
 
 
 
Prof. Felipe Aquino

Nenhum comentário: