quinta-feira, 11 de julho de 2019

Liturgia Diária - O reino de Deus está ao alcance de todos.


 
 Resultado de imagem para jesus e os discipulos
1a Leitura - Gênesis 44,18-21.23-29; 45,1-5
Leitura do livro do Gênesis.
Naqueles dias, 44 18então Judá adiantou-se e disse a José: "Rogo-te, meu senhor, que permitas ao teu servo dizer uma palavra aos ouvidos do meu senhor, e não se acenda a tua ira contra o teu servo, porque tu és como o próprio faraó.
19Meu senhor havia perguntado aos seus servos: 'Tendes ainda vosso pai? Tendes um irmão?'
20E nós havíamos respondido ao meu senhor que tínhamos um velho pai e um irmãozinho, filho de sua velhice, do qual o irmão havia morrido; e que, como ele foi deixado o único de sua mãe, seu pai o amava.
21Disseste aos teus servos: 'Trazei-o para junto de mim, a fim de que o veja com meus olhos'.
23E disseste aos teus servos: 'Se vosso irmãozinho não vier convosco, não sereis admitidos na minha presença'.
24Quando voltamos para a casa do teu servo, nosso pai, referimos-lhe as palavras do meu senhor.
25E, quando nosso pai nos mandou voltar para comprar alguns víveres,
26respondemos-lhe: 'Não podemos descer. Mas, se nosso irmão mais novo nos acompanhar, fá-lo-emos, pois que não seremos admitidos na presença do governador, se nosso irmão não for conosco'.
27Teu servo, nosso pai, nos replicou: 'Sabeis que minha mulher me deu dois filhos.
28Um desapareceu de minha casa', e eu disse: 'Certamente foi devorado. E não mais o revi até hoje.
29Se me tirais ainda este, e lhe acontecer alguma desgraça, fareis descer os meus cabelos brancos à habitação dos mortos, sob o peso da dor'".
45 1Então José, já não se podendo conter diante de todos os assistentes, exclamou: "Fazei sair todo o mundo." Desse modo, ninguém ficou com ele, quando se deu a conhecer aos seus irmãos.
2Pôs-se a chorar tão alto que os egípcios da casa do faraó o ouviram.
3E disse aos seus irmãos: "Eu sou José! Meu pai vive ainda?" Mas não lhe puderam responder, porque estavam pasmados de se encontrar diante dele.
4"Aproximai-vos", disse-lhes ele; e eles aproximaram-se. E ele disse-lhes: "Eu sou José, vosso irmão, que vendestes para o Egito.
5Mas agora não vos entristeçais, nem tenhais remorsos de me ter vendido para ser conduzido aqui. É para vos conservar a vida que Deus me enviou adiante de vós".
Palavra do Senhor.

Salmo - 104/105
Lembrai as maravilhas do Senhor!

Mandou vir, então, a fome sobre a terra
e os privou de todo pão que os sustentava;
um homem enviara à sua frente,
José que foi vendido como escravo.

Apertaram os seus pés entre grilhões
e amarraram seu pescoço com correntes,
até que se cumprisse o que previra,
e a palavra do Senhor lhe deu razão.

Ordenou, então, o rei que o libertassem,
o soberano das nações mandou soltá-lo;
fez dele o senhor de sua casa
e, de todos os seus bens, o despenseiro.

Evangelho - Mateus 10,7-15
Aleluia, aleluia, aleluia.
Convertei-vos e crede no Evangelho, pois o reino de Deus está chegando! (Mc 1,15).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 10 7"Por onde andardes, anunciai que o Reino dos céus está próximo.
8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. Recebestes de graça, de graça dai!
9Não leveis nem ouro, nem prata, nem dinheiro em vossos cintos,
10nem mochila para a viagem, nem duas túnicas, nem calçados, nem bastão; pois o operário merece o seu sustento.
11Nas cidades ou aldeias onde entrardes, informai-vos se há alguém ali digno de vos receber; ficai ali até a vossa partida.
12Entrando numa casa, saudai-a: 'Paz a esta casa'.
13Se aquela casa for digna, descerá sobre ela vossa paz; se, porém, não o for, vosso voto de paz retornará a vós.
14Se não vos receberem e não ouvirem vossas palavras, quando sairdes daquela casa ou daquela cidade, sacudi até mesmo o pó de vossos pés.
15Em verdade vos digo: no dia do juízo haverá mais indulgência com Sodoma e Gomorra que com aquela cidade.
Palavra da Salvação.

Reflexão 
 
Recebemos de Deus muitas bênçãos e graças vindas do Seu amor, no entanto, mesmo que tenhamos um coração grato, nós nos esquecemos de repartir com as outras pessoas o que  recebemos como presentes de Dele. A cada dia nós recebemos do céu dádivas que dão sentido ao nosso existir. O dia nasce e o sol nos aquece, a chuva nos refresca e recebemos proteção. Mais tarde o sol se põe e a noite chega e nos abrigamos no repouso do corpo e da alma. Recebemos amparo, saúde, disposição e esperança; temos a chance de meditar e refletir com a Palavra de Deus; participamos da Eucaristia, temos o coração pacificado; trabalhamos, rimos, nos divertimos, abraçamos, etc. ... No entanto, nos esquecemos de que a muitos faltam essas coisas porque não conseguem percebe-las ou não têm a chance de desfrutá-las, por isso, somos mais do que privilegiados. Desta forma, assim como ensinou aos Seus discípulos, Jesus quer nos ensinar a compartilhar com os outros, todas as bênçãos que recebemos das Mãos Deus.  Precisamos, pois, anunciar que o reino de Deus está próximo. Muitas pessoas que possuem muito dinheiro e bens também são carentes porque não sabem apreciar as coisas simples e as acham enfadonhas. O reino de Deus está ao alcance de todos e consiste justamente, em que apreciemos as coisas simples do céu que estão ao redor de nós aqui na terra e para as quais nós não damos valor. Viver o reino de Deus é vivenciar a paz, o perdão, o amor e, principalmente levar esse reino a quem não o conhece. Jesus nos manda fazer tudo para anunciar que o Seu reino está próximo, dando alento aos desanimados, carentes e necessitados. 
Entretanto, não devemos nos angustiar nem desanimar quando alguns não o aceitarem nem acreditarem que ele existe. Jesus nos manda ir em frente e não desistir, pois a nossa maior recompensa é justamente vivenciar o Seu reino, desde já. A certeza de que o reino está próximo nos anima a nunca desistir de testemunhá-Lo com a nossa vida cheia de bênçãos. - Você percebe as coisas simples que fazem parte do seu dia a dia?- Há diferença no seu humor quando o dia nasce chuvoso ou ensolarado?- Por qual motivo você tem dado graças a Deus?- Você tem compartilhado com os outros as graças que tem recebido?- Você já saiu de si para ir a busca de alguém que precisa de paz?- Como você falaria a ela do reino dos céus vivido aqui na terra? 


Helena Serpa

Nenhum comentário: