domingo, 24 de junho de 2018

12º Domingo do Tempo Comum - Solenidade da Natividade de João Batista

Imagem relacionada

1a Leitura - Isaías 49,1-6
Leitura do livro do profeta Isaías.

49 1 Ilhas, ouvi-me; povos de longe, prestai atenção! O Senhor chamou-me desde meu nascimento; ainda no seio de minha mãe, ele pronunciou meu nome.
2 Tornou minha boca semelhante a uma espada afiada, cobriu-me com a sombra de sua mão. Fez de mim uma flecha penetrante, guardou-me na sua aljava.
3 E disse-me: "Tu és meu servo, (Israel), em quem me rejubilarei".
4 E eu dizia a mim mesmo: "Foi em vão que padeci, foi em vão que gastei minhas forças. Todavia, meu direito estava nas mãos do Senhor, e no meu Deus estava depositada a minha recompensa".
5 E agora o Senhor fala, ele, que me formou desde meu nascimento para ser seu Servo, para trazer-lhe de volta Jacó e reunir-lhe Israel, (porque o Senhor fez-me esta honra, e meu Deus tornou-se minha força).
6 Disse-me: "Não basta que sejas meu servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os fugitivos de Israel; vou fazer de ti a luz das nações, para propagar minha salvação até os confins do mundo".
Palavra do Senhor.

Salmo - 138/139
Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor,
porque de modo admirável me formastes!

Senhor, vós me sondais e conheceis,
sabeis quando me sento ou me levanto;
de longe penetrais meus pensamentos;
percebeis quando me deito e quando eu ando,
os meus caminhos vos são todos conhecidos.

Fostes vós que me formastes as entranhas
e, no seio de minha mãe, vós me tecestes.
Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor,
porque de modo admirável me formastes!

Até o mais íntimo, Senhor, me conheceis;
nenhuma sequer de minhas fibras ignoráveis
quando eu era modelado ocultamente,
era formado nas entranhas subterrâneas.

2a Leitura - Atos 13,22-26
Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, Paulo disse: 13 22 "Depois, Deus o rejeitou e mandou-lhes Davi como rei, de quem deu este testemunho: ‘Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará todas as minhas vontades’.
23 De sua descendência, conforme a promessa, Deus fez sair para Israel o Salvador Jesus.
24 João tinha pregado, desde antes da sua vinda, o batismo do arrependimento a todo o povo de Israel.
25 Terminando a sua carreira, dizia: ‘Eu não sou aquele que vós pensais, mas após mim virá aquele de quem não sou digno de desatar o calçado’.
26 Irmãos, filhos de Abraão, e os que entre vós temem a Deus: a nós é que foi dirigida a mensagem de salvação".
Palavra do Senhor.

Evangelho - Lucas 1,57-66.80
Aleluia, aleluia, aleluia.

Serás chamado, ó menino, o profeta do Altíssimo: irás diante do Senhor, preparando-lhe os caminhos (Jo 1,7; Lc 1,17).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
56 Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois voltou para casa.
57 Completando-se para Isabel o tempo de dar à luz, teve um filho.
58 Os seus vizinhos e parentes souberam que o Senhor lhe manifestara a sua misericórdia, e congratulavam-se com ela.
59 No oitavo dia, foram circuncidar o menino e o queriam chamar pelo nome de seu pai, Zacarias.
60 Mas sua mãe interveio: "Não", disse ela, "ele se chamará João".
61 Replicaram-lhe: "Não há ninguém na tua família que se chame por este nome".
62 E perguntavam por acenos ao seu pai como queria que se chamasse.
63 Ele, pedindo uma tabuinha, escreveu nela as palavras: "João é o seu nome". Todos ficaram pasmados.
64 E logo se lhe abriu a boca e soltou-se-lhe a língua e ele falou, bendizendo a Deus.
65 O temor apoderou-se de todos os seus vizinhos; o fato divulgou-se por todas as montanhas da Judéia.
66 Todos os que o ouviam conservavam-no no coração, dizendo: "Que será este menino? Porque a mão do Senhor estava com ele.
80 O menino foi crescendo e fortificava-se em espírito, e viveu nos desertos até o dia em que se apresentou diante de Israel.
Palavra da Salvação.
 
 Reflexão
 
Jesus, Maria e João Batista, são celebrados pela Igreja, pelos seus nascimentos. Ou seja, pela data de seus nascimentos. Por que, o resto dos demais santos, suas festas são celebradas nas datas das suas mortes.
Hoje celebramos o nascimento milagroso de João Batista, isto porque para Deus, nada é impossível. Milagroso por que a esposa de Zacarias era idosa e estéril!
O nascimento de João foi parecido com o de Jesus. Assim como um anjo apareceu a Maria e anunciou que ela iria dará Luz a um Filho, também Zacarias quando estava no Templo, recebeu a visita de um anjo que lhe deu a bela notícia de a sua mulher embora estéril e velha, conceberia e daria a luz a um filho, que ele deveria por o nome de João.
João já nasceu com uma grande missão o esperando: A de anunciar a chegada do Messias, e apontar o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo. João foi o último dos profetas.
João Batista foi muito importante na História da salvação. O a sua pessoa é lembrado todos os dias em todas as missas, quando o Padre elevando a Hóstia consagrada, repete a frase que um dia saiu da sua boca: “Eis o Cordeiro de Deus, Aquele que tira os pecados do mundo”
 Hoje celebramos a solenidade do nascimento daquele que foi, segundo as palavras do próprio Jesus, o maior de todos os mortais nascidos de uma mulher: João Batista.
São João é celebrado e comemorado pelos brasileiros  nas festas  juninas, onde  nós nos alegramos, porém, infelizmente nem todos sabem da grande importância de São João o Batista.
Infelizmente, temos a lamentar mais uma vez,  a triste realidade que vem acontecendo nas festas juninas no Nordeste brasileiro.  Região tradicionalmente de povo humilde e devoto, sofrido pelas agruras das secas continuadas, é o lugar onde as comemorações juninas são mais fortes que o carnaval no sul do Brasil.  É uma estrondosa festa, onde todos são envolvidos naquela alegria contagiante.
Porém,  com o passar dos tempos, com a influência da mídia, e com a destruição dos valores, as comemorações de São João  Batista no Nordeste brasileiro tomou um rumo inesperado, lamentável, tomou  uma  outra  figura, tomou  uma outra direção.
Os jovens daquela região, sedentos de diversão, transformaram a solenidade ou comemoração  das festas juninas, em motivos de pura diversão, onde rola muita bebida, sexo irresponsável, e muito outros tipos de libertinagens, lamentáveis, para um povo de uma região que era tão devota e amada por Deus. 
Isso tudo somado com a falta de padres naquela região, contribui para que as festividades juninas fiquem  cada ano menos santas e mais mundanas.   
Caríssimos! Que podemos fazer além de rezar por essa triste realidade? Será que não podemos interferir  de alguma maneira, e mostrar àqueles jovens que eles estão profanando, ou misturando as coisas? 
Reconhecemos que os jovens precisam de diversão, mais não por causa disso que podem  transformar as Festas de São João em um imenso bordel público de promiscuidade!  Isso é um grande sacrilégio! Será que alguém pode fazer alguma coisa aí?
João Batista, foi grande diante do Senhor, e cheio do Espírito Santo desde o seu  período intra-uterino, e todos os amigos da família se alegraram com o seu nascimento.
É assim que Deus age. Anteriormente ao nosso nascimento, Ele  já nos escolhe para a nossa missão. Assim, já nascemos prontos, pela mão do Pai. Só resta descobrirmos qual a nossa missão. De que maneira vamos anunciar o Reino de Deus pelo mundo afora.  Porque o Espírito Santo age em nós, e nos proporciona a disposição de amar a Deus, mesmo sem tê-Lo visto. 
Assim como Zacarias acreditou no anúncio de Deus que sua esposa teria um filho, por que Zacarias sabia que para Deus nada é impossível, nós também venceremos todas as dificuldades, todas as barreiras, que possamos enfrentar na tarefa da evangelização, pois Aquele que tudo pode estará sempre do nosso lado nos guiando, nos inspirando, nos protegendo, e colocando em nossas bocas a palavra certa, na hora certa para as pessoas certas.
A figura de João Batista grande profeta, contemporâneo de Jesus  Cristo, homem corajoso e destemido, que veio preparar a vinda do Messias, é aquele de deve ser imitado por todos nós.
        

  José Salviano.

Nenhum comentário: