terça-feira, 2 de dezembro de 2014

LITURGIA DIÁRIA - NOS HUMILDES A PRESENÇA DE DEUS.

Primeira Leitura (Is 11,1-10)
Leitura do Livro do Profeta Isaías.
Naquele dia, 1nascerá uma haste do tronco de Jessé e, a partir da raiz, surgirá o rebento de uma flor; 2sobre ele repousará o Espírito do Senhor: espírito de sabedoria e discernimento, espírito de conselho e fortaleza, espírito de ciência e temor de Deus; 3no temor do Senhor, encontra ele seu prazer. Ele não julgará pelas aparências que vê nem decidirá somente por ouvir dizer; 4mas trará justiça para os humildes e uma ordem justa para os homens pacíficos; fustigará a terra com a força da sua palavra e destruirá o mau com o sopro dos lábios. 5Cingirá a cintura com a correia da justiça e as costas com a faixa da fidelidade. 6O lobo e o cordeiro viverão juntos, e o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito; o bezerro e o leão comerão juntos, e até mesmo uma criança poderá tangê-los. 7A vaca e o urso pastarão lado a lado, enquanto suas crias descansam juntas; o leão comerá palha com o boi; 8a criança de peito vai brincar em cima do buraco da cobra venenosa; e o menino desmamado não temerá pôr a mão na toca da serpente. 9Não haverá danos nem mortes por todo o meu santo monte: a terra estará tão repleta do saber do Senhor quanto às águas que cobrem o mar. 10Naquele dia, a raiz de Jessé se erguerá como um sinal entre os povos; hão de buscá-la as nações, e gloriosa será a sua morada. 

Responsório (Sl 71)
Nos seus dias, a justiça florirá; paz em abundância, para sempre.
Nos seus dias, a justiça florirá; paz em abundância, para sempre.
Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres!
Nos seus dias, a justiça florirá e grande paz até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra!
Libertará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará.
Seja bendito o seu nome para sempre, e dure como o sol sua memória! Todos os povos serão nele abençoados, todas as gentes cantarão o seu louvor! 
 
Evangelho (Lc 10,21-24)

21Naquele momento Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. 23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.

 Reflexão

Busque o lugar dos humildes, é ali que Deus se encontra, é ali que Ele espera também para se encontrar com você! 

Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado” (Lucas 10, 21).
 
Os discípulos estão contentes, porque, no poder de Jesus, eles conseguiram derrotar o mal e até os demônios obedecem às suas ordens. No entanto, o que deve alegrar um discípulo de Jesus não é poder vencer os demônios, curar as doenças e enfermidades e falar em nome de Jesus – é claro que todos estes são motivos de regozijo para o coração de um discípulo! Mas a grande alegria que deve exultar em nosso coração é de ter o nosso nome escrito no coração de Deus, ter o nosso nome escrito no céu!
Hoje Jesus exulta de alegria porque a sabedoria dos céus não foi revelada aos grandes, aos poderosos e aos entendidos deste mundo, mas sim aos pequeninos. E pequeninos aqui devem ser traduzidos por “humildes”, porque estes têm um coração pobre, simples, despojado, que não se envaidecem, que não se orgulham daquilo que fazem, que não se sentem melhores e mais capazes do que os outros, que não humilham os outros por aquilo que sabem, que têm ou que podem.
Quem tem um lugar escrito no céu não é quem pode muito nesta vida, mas é quem talvez nem possa nada, a única coisa que pode é servir a Deus, confiar n’Ele, colocar no Senhor a sua confiança e a sua esperança. Porque ao ter algo é como se não o tivesse; ao saber não se vangloria de sua sabedoria; ao ter alguns êxitos não faz deles motivos de orgulho ou de menosprezo a quem não recebeu a mesma graça.
A sabedoria evangélica nos coloca, muitas vezes, até abaixo dos outros. Isso, sim, deve ser motivo de alegria aos nossos corações! Aos olhos humanos podemos não parecer ser muita coisa, mas aos olhos de Deus somos tudo! Pode ser que você não seja valorizado e reconhecido como você merece ou deseja; pode ser que nem os seus deem o valor ou o reconhecimento que você merece. O mais importante é você ter o reconhecimento e a valorização do coração de Deus.
Não busque coisas grandiosas demais para você, não busque se exaltar, não busque nunca estar acima dos outros!Não busque nunca ser o melhor, o mais importante, o mais aplaudido, o mais festejado e o mais celebrado! Busque o lugar dos humildes, é ali que Deus se encontra, ali que Ele espera também para se encontrar com você!







CN

Nenhum comentário: