segunda-feira, 8 de março de 2010

ESTRUTURA DE UM GRUPO DE ORAÇÃO.



Os grupos de oração, expressão máxima da RCC, para que possam em suas reuniões cultivar os vários aspectos da vivência do evangelho a partir da experiência do Batismo no Espírito Santo, necessitam de toda uma estrutura para lograr êxito em sua missão através de seus encontros semanais. Necessita de uma estrutura que trabalhando de forma coordenada, visa atingir sua objetivo: O Anúncio do Evangelho.
Abaixo mostraremos a estrutura do grupo de oração Semeando a Paz com seus ministérios e respectivos coodenadores, confirmado em núcleo.

GRUPO DE ORAÇÃO SEMEANDO A PAZ – ESTRUTURA


COODENAÇÃO GERAL

A coordenação geral é composta por coordenador e vice-coordenador por um período de dois anos passível de renovação, conforme dircenimento dos membros núcleo. A escolha deve ser realizada a partir de muita oração e escuta a Deus, que suscitará a estes os coordenadores gerais. A Coordenação Geral tem como atribuições:
· Pastoreio geral de todo o grupo;
· .Acompanhamento da caminhada humana e espiritual de cada membro;
· Confiar responsabilidades aos coordenadores de projetos, ministérios e missões;
· Ciência do planejamento, execução e controle de todas as atividades;
· Organizar as reuniões do núcleo de Serviço; e
· Ser representante do grupo na Paróquia e na Igreja.
coordenação: Pascoal e Klaus

NÚCLEO DE SERVIÇO

É formada pela coordenação geral do grupo juntamente com os membros responsáveis em coordenar os ministérios. É no núcleo de serviço que se planejam as atividades do grupo de oração, avaliam as reuniões e onde se tomam as decisões e os direcionamentos.
MINISTÉRIO DE INTERCESSÃO
É o ministério responsável em estar em constante oração por todo o grupo de oração, pelas intenções de cada participante, e por todas as necessidades que envolve o grupo. Se colocam diante de Deus para buscar em Seu Coração as graças e bênçãos para o grupo. Fazem a ponte entre nossas necessidades e Deus.
Coordenação: Gilma e Maria.
Membros: João, Helena, Elita, Raimunda, D. Santa, Margarida, Augusta, Augustinha e Vaneide.

MINISTÉRIO DE TERÇO
É o ministério que tem como missão ser a presença de Nossa Senhora no grupo de oração. Todos os Sábados antes da reunião do grupo, sua iniciação se dar com a oração do Terço. O Ministério de terço prepara então as contemplações de cada mistério do terço, bem como, de preparar antecipadamente àqueles que irão conduzir a oração naquela noite. Em sendo possível procurar-se-á rezar o terço nas casas dos participantes também.
Coodenação: Damião.
Membros: Todos os servosdo grupo, pois todos podem atuar na contemplação.

MINISTÉRIO DE ACOLHIMENTO
É o ministério que é responsável pela acolhida de todos na reunião do grupo. São para todos que entram pela porta do grupo, a face de Jesus acolhedor, sempre com um sorriso nos lábios desejando a sua Paz a todos. Hoje o ministério de acolhimento está vinculado ao ministério de terço do grupo. Ainda vinculado a este, o ministério de visitação e Pastoreio.

MINISTÉRIO DE MÚSICA
É o ministério que canta as glórias do Senhor no grupo de oração. Porta de entrada para a sintonia com as graças e benção. Não são uma banda, ou um grupo de músicos, mas ministros, onde com sua docilidade ao Espírito Santo entoam cantos de louvor, clamor e alegria ao Senhor, levando a todos do grupo a orar com a música.
Coordenação: Roberto.
Membros: Aline,Monailson, Glesiene, Zé Flávio, Eloísa.

MINISTÉRIO DE PREGAÇÃO
É o ministério da Palavra de Deus. Com todo o desassombro o ministério de pregação desempenha a missão de evangelizar a todos, e particularmente a juventude nestes tempos de incredulidade e desvios de valores. Tem ainda como objetivo, formar pregadores para toda boa obra.
Coordenação: Naiany
Membros: Klaus, Pascoal, Damião, Darci,Wellington, João, Monailson, Eloísa.

MINISTÉRIO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E EVENTOS
É o ministério qual tem como missão difundir e cuidar da comunicação interna (desde os avisos a informações sobre agenda) e externa (marketing aplicado ao grupo), sendo também um elo entre a paróquia, pastorais, ministérios. Devendo usar todos os veículos de comunicação disponíveis, para contribuir no crescimento do Grupo. A ele, está vinculado o ministério de Eventos, é aquele que organiza as confraternizações, encontros, festas santas, retiros regionais do grupo de oração e movimento.
Coordenação: Damião

MINISTÉRIO DE FORMAÇÃO
É o ministério que contribui com a capacitação do servos e participantes através de conteúdo formativo, bem como, procurar ainda formar novos formadores para as missões. Busca repassar tal conteúdo fundamentado na Bíblia, Tradiçao e Magistério da Igreja, além, de fazer conhecer a identidade, estrutura e missão da Renovação Pentecostal Católica.
Coordenação:Wellington.
MINISTÉRIO FINANÇAS

É o ministério do Grupo de Oração que procura o controle e equilíbrio de toda e qualquer movimentação financeira (desde a aquisição de novos equipamentos, bem como, qualquer atividade que esteja relacionado a gastos, gerenciando suas movimentações financeiras.
Coordenação: Eloísa
Existem ainda vários outros ministérios como por exemplo, Cura e libertação, Família, Jovem, Fé e política, Promoção Humana, Crianças etc. "A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos".(Mt 9,37). Destes outros ministérios, Deus já sonda alguns corações, como o ministério Jovem, Cura e libertação e Crianças, que possam ser confirmados e despertados esses corações.

Nenhum comentário: