domingo, 2 de abril de 2023

Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor.

 O que é o Domingo de Ramos e o que significa para santos dos últimos dias?  - Church News

Segunda Leitura (Fl 2,6-11)

Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses:

6Jesus Cristo, existindo em condição divina, não fez do ser igual a Deus uma usurpação, 7mas ele esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e tornando-se igual aos homens. Encontrado com aspecto humano, 8humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz.

9Por isso, Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o Nome que está acima de todo nome. 10Assim, ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra, 11e toda língua proclame: “Jesus Cristo é o Senhor”, para a glória de Deus Pai.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório Sl 21(22),8-9.17-18a.19-20.23-24 (R. 2a)

— Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?

— Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?

— Riem de mim todos aqueles que me veem, torcem os lábios e sacodem a cabeça: 'Ao Senhor se confiou, ele o liberte e agora o salve, se é verdade que ele o ama!'.

— Cães numerosos me rodeiam furiosos, e por um bando de malvados fui cercado.Transpassaram minhas mãos e os meus pés e eu posso contar todos os meus ossos. Eis que me olham e, ao ver-me, se deleitam!

Eles repartem entre si as minhas vestes e sorteiam entre si a minha túnica.Vós, porém, ó meu Senhor, não fiqueis longe, ó minha força, vinde logo em meu socorro!

— Anunciarei o vosso nome a meus irmãos e no meio da assembleia hei de louvar-vos! Vós que temeis ao Senhor Deus, dai-lhe louvores, glorificai-o, descendentes de Jacó, e respeitai-o toda a raça de Israel!


Evangelho para Procissão de Ramos

Evangelho (Mt 21,1-11)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus e seus discípulos aproximaram-se de Jerusalém e chegaram a Betfagé, no monte das Oliveiras. Então Jesus enviou dois discípulos, 2dizendo-lhes: “Ide até o povoado que está ali na frente, e logo encontrareis uma jumenta amarrada, e com ela um jumentinho. Desamarrai-a e trazei-os a mim! 3Se alguém vos disser alguma coisa, direis: ‘O Senhor precisa deles’, mas logo os devolverá’”.

4Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelo profeta: 5Dizei à filha de Sião: Eis que o teu rei vem a ti, manso e montado num jumento, num jumentinho, num potro de jumenta”.
6Então os discípulos foram e fizeram como Jesus lhes havia mandado. 7Trouxeram a jumenta e o jumentinho e puseram sobre eles suas vestes, e Jesus montou. 8A numerosa multidão estendeu suas vestes pelo caminho, enquanto outros cortavam ramos das árvores, e os espalhavam pelo caminho. 9As multidões que iam na frente de Jesus e os que o seguiam, gritavam: “Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!”

10Quando Jesus entrou em Jerusalém a cidade inteira se agitou, e diziam: “Quem é este homem?” 11E as multidões respondiam: “Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galileia”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

O nosso Deus é um Deus amoroso, que nos ama com um amor comparado ao amor de um pastor. Talvez, para nós, no nosso tempo, fica um pouco complicado compreender esse amor de pastor, mas, naquele tempo, o pastor era aquele que era capaz não só de fazer tudo para ir atrás de sua ovelha, como também era capaz, se preciso fosse, dar a vida dele para resgatar a ovelha perdida. Jesus é o Bom Pastor que, por amor as Suas ovelhas, deu a Sua vida para resgatar aquelas ovelhas que estavam perdidas.

E, após realizar o milagre de reavivar o seu amigo, Lázaro, as autoridades decidiram, de fato, matar Jesus. “É preferível que um morra pelo povo do que perecer a nação inteira”, ou seja, Jesus é este que dá a vida para salvar a todos, para reunir novamente o seu rebanho. 

Amanhã, nós iremos iniciar a Semana Santa, iremos dar início a esse caminho de entrega de Jesus, o Pastor que dá a vida para reunir as suas ovelhas dispersas. Cristo, ao oferecer a Sua vida por nós, além de dar uma das provas mais contundentes do amor de Deus pela humanidade, Ele atraiu para Si os que viviam dispersos pela ignorância e pelo pecado. 

Meus irmãos, acompanhemos com fé esta semana, os passo de Jesus rumo a essa entrega de amor, de doação de vida. Deixemos que o seu amor nos atraia a Ele e nos reúna novamente com Ele. Você que, talvez, tomou um caminho distante do Senhor, um caminho que te levou para longe do amor de Deus, esse é o tempo de deixar que, novamente — o amor de Cristo, desse Pastor, que dá a Sua vida para reunir novamente o Seu rebanho —, nos atraia  novamente.

Que, nesta Semana Santa, ao revivermos os passos de Jesus rumo à Sua Paixão, Morte e Ressurreição, nós possamos novamente sermos atraídos a este amor de pastor, a este amor que dá a vida por suas ovelhas.

 Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Bruno Antônio- Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário: