domingo, 27 de maio de 2018

Solenidade da Santíssima Trindade

 Resultado de imagem para santissima trindade blog semeando a paz
1a Leitura - Deuteronômio 4,32-34.39-40
Leitura do livro de Deuteronômio.
4 32 “Escuta os tempos que te precederam, desde o dia em que Deus criou o homem na terra. Pergunta se houve jamais, de uma extremidade dos céus à outra, uma coisa tão extraordinária como esta, e se jamais se ouviu coisa semelhante.
33 Houve, porventura, um povo que, como tu, tenha ouvido a voz de Deus falando do seio do fogo, sem perder a vida?
34 Algum deus tentou jamais escolher para si uma nação do meio de outra, por meio de provas e de sinais, de prodígios e de guerras, com mão poderosa e braço estendido, e de prodígios espantosos, como o Senhor, vosso Deus, fez por vós no Egito diante de vossos olhos?
39 Sabe, pois, agora, e grava em teu coração que o Senhor é Deus, e que não há outro em cima no céu, nem embaixo na terra.
40 Observa suas leis e suas prescrições que hoje te prescrevo, para que sejas feliz, tu e teus filhos depois de ti, e prolongues teus dias para sempre na terra que te dá o Senhor, teu Deus”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 32/33
Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança. 
Reta é a palavra do Senhor,
e tudo o que ele faz merece fé.
Deus ama o direito e a justiça,
transborda em toda a terra a sua graça. 

A palavra do Senhor criou os céus,
e o sopro de seus lábios, as estrelas.
Ele falou e toda a terra foi criada,
ele ordenou e as coisas todas existiram. 

Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem
e que confiam, esperando em seu amor,
para da morte libertar as suas vidas
e alimenta-los quando é tempo de penúria. 

No Senhor nós esperamos confiantes,
porque ele é nosso auxílio e proteção!
Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,
da mesma forma que em vós nós esperamos!

2a Leitura - Romanos 8,14-17
Leitura da carta de são Paulo aos Romanos.
8 14 Todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
15 Porquanto não recebestes um espírito de escravidão para viverdes ainda no temor, mas recebestes o espírito de adoção pelo qual clamamos: Aba! Pai!
16 O Espírito mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus.
17 E, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, contanto que soframos com ele, para que também com ele sejamos glorificados.
Palavra do Senhor.

Evangelho - Mateus 28,16-20
Aleluia, aleluia, aleluia.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito divino, ao Deus que é, que era e que vem, pelos séculos. Amém (Ap 1,8).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
28 16 Os onze discípulos foram para a Galiléia, para a montanha que Jesus lhes tinha designado.
17 Quando o viram, adoraram-no; entretanto, alguns hesitavam ainda.
18 Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra.
19 Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
20 Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

A Trindade Santa é um mistério da nossa fé que nos foi revelado pelo próprio Jesus Cristo, assim:

DEUS PAI – Jesus por várias vezes se referiu ao Pai, dizendo que o que Ele dizia foi o que Ele ouviu do Pai que o enviou a Terra. Ele disse: “Eu e o Pai somos um”.

DEUS FILHO – Jesus se referiu ao Pai COMO UM FILHO,  por várias vezes, inclusive em suas orações, Ele disse: “Eu te louvo ó Pai”... “Pai, perdoai-lhes por que não sabem o que fazem...” entre muitas outras.  
E disse que a Ele foi dado, pelo Pai, é claro, todo o poder no Céu e na Terra...

ESPÍRITO SANTO – A Terceira Pessoa da Santíssima Trindade foi anunciada  por várias vezes pelo próprio Jesus, que prometeu enviar o Espírito Santo como aconteceu no dia de Pentecostes.
E o dia em que o Espírito de Deus desceu sobre os apóstolos, foi um fato histórico, cujos efeitos foram comprovados por judeus e estrangeiros que visitavam o Templo, os quais, pelo poder do Espírito Santo, ouviram o discurso de Pedro cada um em sua própria língua.

O mistério da Santíssima Trindade é inconcebível através da nossa inteligência, assim como não podemos assimilar pela razão pura e lógica. Mas felizmente, podemos captar, assimilar, aceitar, entender e crer nesse mistério por meio da nossa fé. 

Mistério esse que não foi escrito ou inventado e publicado por nenhum homem mortal, mas sim, pelo próprio Deus.  Foi o próprio Filho de Deus encarnado e ressuscitado, quem nos disse que em Deus existem três pessoas. Foi Ele quem nos disse  que Deus é uno e trino, que existe o Pai, o Filho e o Espírito Santo.    Foi o próprio Jesus que mandou os apóstolos batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.   E o  que Jesus disse é inquestionável!  Do contrário, a nossa fé também é fica questionável. 
Se nós acharmos que alguma coisa dita pelo Filho de Deus merece ser examinada, investigada, questionada, na verdade, é a nossa fé que está precisando de uns reparos de uns consertos. 
Porque   JESUS É DEUS FEITO HOMEM,  e Ele provou isso pelo milagres!
Ou você acredita ou não acredita.  "Ou és por mim ou és contra mim" .  Ou és quente ou és frio!  Ou você está do lado de Jesus ou está do lado de fora jogando pedras em quem está dentro.        
Certa vez vimos na televisão a notícia de um "católico" que fazia curas, através de cirurgias espirituais,  em nome  de Deus.  Também estamos sabendo de que muitos dos que vão à missa frequentam  ao espiritismo.  Aí vem a pergunta:  Você é católico mesmo? Tem certeza disso? Qual o espírito que você segue? Você segue o Espírito Santo? Em nome de qual espírito as curas são feitas? O espírito de Deus ou o outro espírito?  São cirurgias espirituais, ou truques? Por que a câmera do repórter não mostrou a faca fazendo o corte no rosto daquela pessoa apresentada como doente? Cortes sem dor!  Cadê o sangue?  São curas reais ou tudo é combinado, com o objetivo de FAZER PROPAGANDA?  

Desculpe se feri a sua crença, mas só estamos questionando procedimentos que não foram mostrados claramente. Só estamos questionando por que cremos em um só DEUS UNO E TRINO, criador do Céu e da Terra.        
Mas mesmo diante de tantas coisas que acontecem no mundo de hoje, não fiquemos preocupados. Pois o Espírito Santo estará conosco até o fim dos tempos.  E isso nos acontecerá desde que observemos tudo o que Jesus nos ordenou.  E também desde que deixemos Deus entrar na nossa vida, e  QUE DECIDIMOS  QUAL  O ESPÍRITO DEVEMOS SEGUIR.        
Jesus nos recomenda a observar tudo o que Ele nos ordenou. E isso significa viver a nossa fé. E viver a fé é praticar os mandamentos, os ensinamentos de Cristo.
        
Cristo nos mandou amar a Deus com todas as nossas forças. Portanto, quem é jovem tem mais forças, por isso pode praticar muito mais a sua fé, ajudando na paróquia em tudo o que for preciso. Já aquele que está velho e adoentado, não tem tanta força para ser um cristão presente em todos os eventos da paróquia, principalmente aqueles eventos que exigem muito da sua disponibilidade física.        
Desse modo, não podemos exigir de um idoso, que ele seja disponível como um jovem ou adulto em pleno vigor físico, sob pena de não estar vivendo a sua fé. Por que nesse caso, quem não está vivendo a sua fé, é aquele que exige  disponibilidade sem a devida caridade para  com os enfraquecidos pelo tempo.
        
Jesus disse: Ame a Deus segundo o teu entendimento... ”...Não julgueis e não sereis julgados." E portanto, o julgamento da má vivência da fé não compete a ninguém, mas sim, a Jesus. Pois podemos nos achar os tais, preparados para entrar no reino dos Céus, e na hora "H", podemos ouvir de Jesus dizendo: "Não vos conheço. Ide para o fogo eterno...".  
É, meus irmãos, minhas irmãs. Precisamos rever a vivência da nossa fé, e nunca ficar nos comparando com quem achamos que não está vivendo-a  como o faziam os fariseus.
        
Esforcemo-nos para viver em paz com Deus, em paz conosco, mas também em paz com o irmão, e com a irmã.  E para isso é preciso coerência, é preciso fazer  introspecção ou auto reflexão, isto é. Olhar para dentro de nós mesmo constantemente, e perguntar: Eu sou mesmo um cristão de verdade? Eu acolho a Trindade Santa? Eu acolho o meu irmão e a minha irmã do jeito que eles são? Ou faço tudo para que eles sejam do jeito que eu quero que sejam?
 
 



  José Salviano

Nenhum comentário: