sábado, 12 de março de 2011

TERREMOTO E TSUNAMI ASSOLAM O JAPÃO.




Um terremoto de magnitude de 8.9 graus na escala Richter atingiu a costa Nordeste do Japão às 14h46min desta sexta-feira (hora local japonesa). O sismo foi seguido por outras réplicas também de altas magnitudes. A força do terremoto gerou um potente tsunami. Fontes oficiais dizem que a onda teve picos de 10 metros. O epicentro do terremoto foi localizado na costa da ilha de Honshu, a mais populosa do Japão, numa profundidade de aproximadamente 24 quilômetros e a cerca de 370 quilômetros de Tóquio sacudindo também a capital japonesa. Os dados são do centro de estudos geológicos dos Estados Unidos.

A força dos tremores foi impressionante, relata Dom Alberto Bottari de Castello diretamente de Tóquio, Núncio Apostólico no Japão, contatado pela Rádio Vaticana pouco depois do terremoto. Segundo ele, graças aos critérios anti-sísmicos utilizados na construção da maioria dos prédios japoneses, o balanço das vítimas e danos é menor quando comparado ao que seriam registrados em outros países menos preparados para enfrentar terremotos.

Dom Castello relatou que o tremor foi longo e muito intenso. "Nos cinco anos que estou aqui no Japão nunca havia tido uma experiência como esta. Logo depois do terremoto começamos a ouvir as primeiras sirenes, helicópteros e depois tudo passou, a vida está voltando ao normal aqui em Tóquio. Muitos vizinhos procuraram abrigo no nosso jardim, que é o único por aqui. Penso que agora o perigo já passou. Pelo que posso ver, não tem nenhum prédio que ruiu aqui por perto. Eu vi os prédios aqui em torno que se moviam, digo, prédios inteiros que se moviam, é impressionante! O homem sente realmente o que é quando se depara com a força da natureza, com a força do Senhor", agradece.



Fonte: Rádio Vaticano
Local:Tóquio

Nenhum comentário: